Irei falar de tudo e do nada. Histórias e estórias. Coisas pensantes e desconcertantes. Fundado a 30 de Novembro de 2009 numa 2ª Feira
Previsão do Tempo
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
Rudolf Nureyev, morreu a 6 de Janeiro de 1993
Filho de camponeses pobres, Rudolf Nureyev estudou na escola do teatro Marinsky onde se formou em 1958,tendo sido considerado o maior bailarino clássico desde Nijinsky.
Em junho de 1961, quando o Kirov Ballet , que integrava ,fazia uma digressão pelo Ocidente, conseguiu desligar-se deste e pedir asilo político a França.
Nos meses que se seguiram, actuou em Paris,Nova York, Londres e Chicago, tendo obtido a consagração máxima quando dançou com Margot Fonteyn no Royal Ballet,onde trabalhou como artista convidado durante cerca de vinte anos.. E foi também nesta qualidade que mostou a sua virtuosidade pelo mundo inteiro , como bailarino e também como coreógrafo.
Nureyev, com o seu peculiar virtuosismo, os seus saltos elevadíssimos, veio atribuir ao bailarino um papel não menos importante do aquele que era atribuído à bailarina, deixando para trás a ideia de que aquele servia apenas de suporte à figura feminina.
A profunda revolução na dança veio a ser copiada em todo o Ocidente e até a Rússia lhe foi buscar alguma peças do seu estilo, de tal modo que há quem conclua que o mundo do ballet se divide em duas eras-antes e pós Nureyev .
Já doente, assume o papel de director e coreógrafo do Ballet da Ópera de Paris, cidade onde viria a falecer em 1993.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário