Previsão do Tempo

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A Inauguração do Estádio das Antas

A Inauguração do Estádio das Antas

A história do Futebol Clube do Porto cruza-se, e muito, com a história do SL Benfica.
Os mais novos não sabem, por certo, mas até à entrada de Pinto da Costa para Presidente do Clube, o Benfica e Porto eram considerados clubes amigos. É certo que existia rivalidade, paixão clubística e vontade de se derrotarem mutuamente, mas no que respeita às relações institucionais entre clubes pode dizer-se que eram clubes amigos…
Recorde-se que o Benfica foi o convidado de honra para a inauguração do então Estádio das Antas, que se realizou no dia 28 de Maio de 1952, e a cerimónia de inauguração contou com a presença do General Craveiro Lopes, então Presidente de Portugal. O resultado do jogo foi: Porto 2, Benfica 8 e estava inaugurado o Estádio das Antas…




Curiosidade a respeito da Inauguração do estádio das Antas: 

- Inaugurado a 28 de Maio ( data simbólica devido à Revolução de 28 de Maio de 1926, Golpe de 28 de Maio de 1926 ou Movimento do 28 de Maio, também conhecido pelos seu herdeiros do Estado Novo por Revolução Nacional, foi um pronunciamento militar de cariz nacionalista e antiparlamentar que pôs termo à Primeira República Portuguesa, levando à implantação da auto-denominada Ditadura Nacional, depois transformada, após a aprovação da Constituição de 1933,em Estado Novo, regime que se manteve no poder em Portugal até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974).

E DIZEM ELES QUE O BENFICA ERA O CLUBE DO REGIME???

O Estádio da Luz foi inaugurado em jogo contra o Porto, realizado a 1 de Dezembro de 1954, tendo o resultado sido Benfica 1, Porto 3.

Curiosidade a respeito da Inauguração do estádio da Luz:


1.º - Inaugurado a 1 de Dezembro ( data simbólica por marcar a Restauração da Independência é a designação dada à revolta iniciada em 1 de Dezembro de 1640 contra a tentativa de anulação da independência do Reino de Portugal por parte da dinastia filipina, e que vem a culminar com a instauração da Dinastia Portuguesa da casa de Bragança. É comemorada anualmente em Portugal por um feriado no dia 1 de Dezembro) – nenhuma ligação ao antigo regime.


Agora pergunto: Então se não fossem Clubes Amigos convidavam-se mutuamente para a Inauguração dos seus Estádios??? Claro que não!!

ÚNICO RESPONSÁVEL

O Clima de guerrilha constante e ódio entre os dois clubes iniciou-se quando Jorge Nuno Pintoda Costa vence as eleições a 17 de Abril de 1982, tornando-se o 33º presidente do FC Porto. Assente num discurso Regionalista e de combate ao Sul, Pinto da Costa declara guerra ao SL Benfica e daí até esta data tem tudo feito, valendo tudo, para tentar diminuir o MAIOR CLUBE DO MUNDO. Desprezando os valores desportivos, a ética e a moral tem utilizando tudo e todos para alcançar o seu desiderato – Ser melhor e maior que o SL e Benfica...
Por mais força e vontade que tenha para que tal aconteça, jamais conseguirá!!! Nem no Porto, cidade sede do clube, consegue ter mais adeptos que o Benfica….

Sem comentários:

Enviar um comentário