Previsão do Tempo

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Actor Peter Falk morreu aos 83 anos


Actor Peter Falk morreu aos 83 anos

24.06.2011 - 18:51 Por PÚBLICO

 O actor Peter Falk, que se celebrizou como inspector Colombo na série televisiva com o mesmo nome, morreu nesta sexta-feira aos 83 anos.


Peter Falk ficou conhecido pela sua interpretação como inspector Colombo


A noticia foi avançada por vários órgãos de informação norte-americanos com base em informações de familiares. Falk morreu na quinta-feira à noite na sua casa em Beverly Hills.

A filha do actor, Catherine Falk, adiantou que o pai sofria de Alzheimer, mas não referiu a causa da morte.

Falk ganhou quatro Emmys pela sua interpretação na série Colombo e chegou a ser nomeado para os óscares em 1960 e 1961. Na memória de muitos fãs fica o inspector de gabardina bege, humor mordaz e charuto muitas vezes apagado ao canto da boca, os gestos inimitáveis e as referências à sua mulher que nunca aparecia na série, sublinha a AFP.

Nascido a 16 de Setembro de 1927 em Nova Iorque, Falk pertencia a uma família judia, o seu pai era russo e a mãe da actual República Checa. Formou-se em Ciências Políticas na Universidade de Siracuse, em Nova Iorque, trabalhou como cozinheiro e tentou entrar para a CIA, mas acabou por tornar-se funcionário público no estado norte-americano de Connecticut, emprego que abandonou em 1957 para se dedicar à sua paixão, a comédia.

Participou em diversas séries televisivas e em filmes como "Milionário por Um Dia", de Franck Capra. Viria a entrar em cerca de 60 filmes, alguns do seu amigo John Cassavetes, como "Maridos", de 1970.

A partir de 1968, e durante cerca de 35 anos, dedicou-se sobretudo à série Colombo, tendo o primeiro episódio sido realizado pelo jovem Steven Spielberg.

Falk sofria  de Alzheimer e viveu nos últimos anos na companhia da sua segunda mulher, Shera Danese.

Sem comentários:

Enviar um comentário