Previsão do Tempo

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Pedro Miguel de Santana Lopes, nasceu em 29 de Junho 1956


Pedro Miguel de Santana Lopes
(nasceu em 29 de Junho 1956, em Lisboa) é um político português, actual presidente da Câmara Municipal de Lisboa e antigo Primeiro-ministro de Portugal.

Santana Lopes é licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa. Aderiu ao Partido Social Democrata Português (PSD) em 1976, onde hoje exerce as funções de presidente.

Fez parte do governo português de Aníbal A. Cavaco Silva, tendo sido o seu Secretário de Estado para a Cultura. Foi também presidente do Sporting Clube de Portugal, e presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz - até ao momento um dos raros cargos que cumpriu até ao fim do mandato - e, posteriormente, foi presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que ganhou nas Eleições Autárquicas de 2001.

Depois da demissão de Durão Barroso do cargo de Primeiro Ministro de Portugal em 6 de Julho de 2004 (aceitando o convite para ser candidato a presidente da Comissão Europeia), Santana Lopes, que era então o vice-presidente do Partido Social Democrata (PSD) assumiu a sua presidência. Pondo fim à crise política aberta no país com a demissão do Primeiro Ministro, o Presidente da República Jorge Sampaio convidou Santana Lopes a formar novo governo, a 12 de Julho foi indigitado primeiro ministro e a 17 de Julho tomou posse. No entanto, a 30 de Novembro, Sampaio anunciou que iria convocar eleições antecipadas devido ao que entendeu ser a instabilidade politica existente.

Após a tomada de posse do executivo de José Sócrates, Santana Lopes decidiu reassumir automaticamente o lugar de Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. É pai de cinco filhos e filhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário