Irei falar de tudo e do nada. Histórias e estórias. Coisas pensantes e desconcertantes. Fundado a 30 de Novembro de 2009 numa 2ª Feira
Previsão do Tempo
domingo, 17 de julho de 2011
17 de Julho início da Guerra Civil de Espanha
Milicianas desfilam em apoio da República
Neste dia, pode-se considerar que começou efectivamente a guerra civil de Espanha, quando no norte de África, as forças sob o comando do general Francisco Franco, passaram a controlar o Marrocos espanhol.
A 18 de Julho, em território europeu, tropas rebeldes declaram-se favoráveis ao golpe.
As forças favoráveis aos golpistas, tomaram no norte o controlo de toda a região da Galiza, incluindo a base militar de Ferrol, no sul controlam Sevilha, e a região do estreito de Gibraltar até à fronteira portuguesa. A norte controlam também toda a região do norte de Castela e a região ocidental de Aragão.
Também em 18 de Julho, são feitas pressões sobre o governo para que permita a distribuição de armamentos pelas milícias que foram sendo espontaneamente criadas pelos movimentos de esquerda e pelos sindicatos um pouco por toda a Espanha republicana. O Primeiro Ministro Casares Quiroga recusa-se a aceitar e demite-se. No mesmo dia é nomeado Diego Martinez Barrio, que se demite no dia seguinte (19 de Julho). Será substituido por José Giral, por cuja ordem se permite a entrega de armas às milícias em Madrid.
Na Catalunha, o presidente do governo regional, não autorizou a distribuição de armas, mas elas acabaram por ser distribuídas mesmo sem a sua autorização. As milícias e forças leais ao governo, fazem lograr o plano rebelde de tomar o centro de Barcelona enviando várias colunas para o centro da cidade, que se deveriam juntar no centro. Dos combates em Barcelona, resultam mais de 500 mortos, mas ao impedir a junção das colunas de rebeldes, as forças leais ao governo acabaram por impedir o triunfo destes logo no primeiro dia.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário