Previsão do Tempo

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Principais acontecimentos registados no dia 22 de Julho:

Principais acontecimentos registados no dia 22 de Julho:

1812 - Forças britânicas, sob o comando do Duque de Wellington, derrotam o exército de Napoleão Bonaparte em Salamanca, Espanha.
1894 - Nasce oficialmente o desporto automóvel com a realização da corrida Paris-Ruão, num percurso de 126 Km. Todos os tipos de motor são admitidos mas após as eliminatórias apenas são apurados carros a vapor e a gasolina.
O primeiro carro a transpor a meta é um Dion-Bouton a vapor, tripulado pelos seus próprios construtores, o conde Albert de Dion e Georges Bouton.
1933 - O aviador norte-americano Wiley Post termina o primeiro voo solitário à volta do mundo.
1943 -- II Guerra Mundial. Forças aliadas tomam a cidade de Palermo, Sicília.
1946 - A Time publica a reportagem sobre Salazar e a ditadura do Estado Novo com o título "Até que ponto o melhor de Portugal é mau". A distribuição nacional da revista é proibida.
1950 -- O rei Leopoldo III regressa à Bélgica depois de três anos de exílio.
1951 -- O general Craveiro Lopes é eleito Presidente da República, pela União Nacional, partido único da ditadura, depois do afastamento dos candidatos da Oposição Democrática.
1968 - Morre o escritor italiano Giovanni Guareschi, criador de D. Camilo.
1973 - Uma sonda espacial soviética inicia a viagem de seis meses até ao planeta Marte.
1974 -- É criada a Confederação da Indústria Portuguesa.
1977 -- É aprovada a Lei de Bases da Reforma Agrária, chamada "Lei Barreto", do ministro da Agricultura António Barreto.
1981 - Mehmet Ali Agca, o extremista turco que atentou contra a vida do Papa, em Roma, é condenado a prisão perpétua.
1995 -- Primeiro congresso do recém-criado Partido Português das Regiões.
1997 -- Reunião do presidente da África do Sul Nelson Mandela com Xanana Gusmão, na prisão de Jacarta, Indonésia.
1998 - Morre o pintor espanhol Antonio Saura, 67 anos.
2002 - O diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello é nomeado Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, cargo que assumirá em setembro.
2003 -- Os filhos de Saddam Hussein Udai e Qoussai são mortos por tropas dos EUA, em Mossul.
2004 -- Durão Barroso é eleito presidente da Comissão Europeia.
- Morre Sacha Distel, 71 anos, cantor francês.
2005 - A Câmara dos Representantes dos EUA renova o Acto Patriótico. Catorze dos dezasseis pontos passam a permanentes e os outros dois, que permitem a vigilância e o acesso a elementos pessoais, vigoram mais por dez anos.
2006 - As tropas israelitas assumem o controlo de localidades no Sul do Líbano, entre as quais Maroun al-Ras, bastião do Hezbollah.
2007 - O Partido da Justiça e do Desenvolvimento vence as eleições legislativas na Turquia, com maioria absoluta.
- A soprano Lara Martins vence o Concurso de Interpretação do Estoril, a que concorreram 22 músicos portugueses ou residentes em Portugal.
- Morre o ator alemão Ulrich Mühe, celebrizado pelo seu desempenho no filme "A Vida dos Outros", com 54 anos em Walbeck, na Saxónia-Anhalt, onde passou os seus derradeiros momentos. O ator leste-alemão sofria de um tumor maligno.
2008 - Salim Hamdan, ex-motorista de Usama bin Laden no Afeganistão, declara-se "não culpado" das acusações de terrorismo pelas quais começou a ser julgado num tribunal militar especial em Guantanamo. O iemenita é o primeiro prisioneiro a enfrentar um tribunal de crimes de guerra dos Estados Unidos desde a II Guerra Mundial
- João Vieira Pinto anuncia o fim da carreira de futebolista, aos 36 anos, depois de um percurso que incluiu títulos pelo Benfica, Sporting e seleção sub-20, mas também marcado por casos de indisciplina.
2009 -- Gripe A (H1N1). A Austrália é o primeiro país a fazer testes para aquela que viria a ser a vacina contra a gripe A. Duas empresas estreiam os ensaios clínicos em seres humanos.
2010 - Entra em vigor o novo regime excecional de contratação de médicos reformados, que define as condições em que podem ser contratados e trabalhar no Serviço Nacional de Saúde.
- O Tribunal Internacional de Justiça de Haia considera, através de parecer consultivo, que a independência do Kosovo "não viola o direito internacional geral".
- Morre, aos 62 anos, o jornalista e político açoriano Jorge Cabral. Foi diretor do Correio dos Açores e deputado autonómico do PSD.

==============.


Este é o ducentésimo terceiro dia do ano. Faltam 162 dias para o termo de 2011.


Pensamento do dia: "Prefiro acreditar, sempre, no melhor das pessoas. É uma atitude que evita muitos problemas". Rudyard Kipling (1865-1936), escritor britânico.

Sem comentários:

Enviar um comentário