Previsão do Tempo

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Principais acontecimentos registados no dia 25 de julho:

Principais acontecimentos registados no dia 25 de julho:


1139 - Trava-se a Batalha de Ourique. D. Afonso Henriques derrota os reis mouros da Península. A data é assinalada no Dia do Exército Português.

1415 -- Parte do Tejo a Armada de D. João I, para a conquista de Ceuta.

1582 -- Derrota de D. António Prior do Crato, na Batalha ao largo de Vila Franca do Campo, nos Açores, com as forças navais castelhanas.

1812 -- Os espanhóis reconquistam a Venezuela, que se declarara independente.

1814 -- É apresentada a primeira locomotiva a vapor viável, construída por George Stephenson, segundo os princípios de Watt.

1830 -- O monarca francês Carlos X emite as leis que preveem o controlo da imprensa, a dissolução das Câmaras Legislativas e a mudança do sistema eleitoral.

1848 - O estatuto jurídico do Habeas Corpus é suspenso na Irlanda. O facto conduz à Revolta de Tipperary, liderada por Smith O'Brien.

1898 -- Guerra Hispano-Americana. Forças militares dos EUA invadem Porto Rico, até então colónia espanhola.

1905 -- Nasce o escritor de origem búlgara Elias Canetti, Nobel da Literatura, autor de "Auto de Fé" e "O Poder e as Massas".

1909 -- O francês Louis Bleriot realiza o primeiro voo internacional, ao atravessar o Canal da Mancha em avião.

1921 - A Bélgica e o Luxemburgo assinam o pacto económico, válido por 50 anos.

1936 -- O regime nazi alemão de Adolf Hitler apoia a insurreição das forças de Francisco Franco, na Guerra Civil de Espanha.

1943 -- Reúne-se o Grande Conselho Fascista em Itália. Benito Mussolini, o ditador, é demitido e preso. O rei Vítor Emanuel entrega o governo ao marechal Badoglio.

1944 -- II Guerra Mundial. O 1º Exército norte-americano lança a Operação Cobra, com o objetivo de quebrar a linha de defesa alemã, na Bretanha.

1945 -- II Guerra Mundial. Aviões das forças norte-americanas no Pacífico atacam os portos da baía de Tóquio.

1957 - A Assembleia Nacional francesa reconhece o direito à independência da Tunísia.

1965 -- O Colégio Eleitoral da ditadura reelege Américo Tomás para a Presidência da República.

1967 -- Na visita à Turquia, Paulo VI entra e reza numa igreja ortodoxa.

1970 -- Morrem os deputados da Ala Liberal José Pedro Pinto Leite, Leonardo Coimbra, James Pinto Bull e José Antunes Vicente, num desastre de helicóptero, na Guiné.

1971 - O cirurgião sul-africano Christian Barnard faz o primeiro duplo transplante de pulmões e coração.

1973 -- É aprovada a Lei de bases do sistema educativo que sustenta a Reforma do Ensino do ministro Veiga Simão.

1975 -- A assembleia do Movimento das Forças Armadas, em Tancos, cria o diretório político integrado por Costa Gomes, Vasco Gonçalves e Otelo Saraiva de Carvalho.

1978 -- Nasce o primeiro bebé proveta, Louise Brown. O processo foi concebido pelos médicos britânicos Roger Edwards e Patrick Steptoe.

1988 -- Um grupo de cientistas britânicos do hospital de Middlesex anuncia a descoberta do gene da esquizofrenia.

1991 - O Banco Europeu de Investimento empresta a Portugal cerca de 155 mil milhões de euros (31 milhões de contos) para a construção de infraestruturas viárias e ferroviárias.

1992 -- Começam, em Barcelona, os XXV Jogos Olímpicos da era moderna.

- Morre a atriz francesa Arletty, 94 anos, protagonista dos filmes de Marcel Carné e Jacques Prévert "Le Jour se Leve" e "Les Enfants du Paradis".

1994 - Hussein da Jordânia e o primeiro-ministro de Israel Yitzhak Rabin assinam a declaração que põe fim a 46 anos de conflito.

1995 - Morre George Rodger, 87 anos, pioneiro do fotojornalismo internacional e co-fundador da cooperativa Magnum Photos.

1999 -- Abre ao público o Pavilhão do Conhecimento -- Ciência Viva

2000 -- Primeiro e único acidente com o avião supersónico Concorde. O aparelho da Air France despenha-se nos arredores de Paris, após a descolagem.

2001 -- É inaugurado o troço Grândola-Castro Verde da autoestrada do Algarve (A2).

2002 -- É inaugurado o troço final da autoestrada do Algarve, entre Castro Verde e a Via do Infante, 36 anos depois do início da obra.

2003 -- Primeira condenação em Portugal, num caso de "inside trading".

- Morre o cineasta de origem britânica John Schlesinger, 77 anos, realizador de "O Cowboy da Meia-noite".

2005 -- O Programa Alimentar Mundial da ONU inicia a distribuição de 4.000 toneladas de ajuda alimentar, no Níger.

2007 - Ramos Santos vence o Prémio Junta de Turismo da Costa Estoril de Pintura Naïf, no valor de 1.500 euros.

- A nova Presidente indiana, Pratibha Patil, toma posse, numa cerimónia no parlamento, convertendo-se na primeira mulher a ocupar este cargo na Índia.

- O parlamento sérvio aprova uma resolução do governo que rejeita a independência do Kosovo.

2008 - Seis chefes de Estado, um primeiro-ministro e um chefe da diplomacia aprovaram a Declaração de Lisboa e o plano de ação da Presidência de Portugal da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, na VII Cimeira da CPLP

- Morre a fadista e atriz Fernanda Baptista, de 89 anos, criadora de êxitos como "Fado da carta", no hospital de Cascais, onde se encontrava internada. Além do "Fado da carta" (João Nobre/Amadeu do Vale) a fadista criou vários outros êxitos e foi primeira figura de várias operetas e revistas, entre elas, "Chuva de mulheres" e "Fonte luminosa".

2010 - Portugal conquista o Mundial Universitário de Râguebi de Sevens, no Estádio do Bessa, no Porto, ao vencer a congénere russa por 35-27.

- Morre, aos 78 anos, Almeida e Costa, antigo governador de Macau (134.º Governador de Macau, entre junho de 1981 e maio de 1986), após doença prolongada. Fernando Vasco Leote de Almeida e Costa nasceu em 1932. Foi ministro da Administração Interna durante o governo de Pinheiro de Azevedo, de setembro de 1975 a julho de 1976. Em 23 de junho de 1976, tornou-se primeiro ministro interino depois de Pinheiro de Azevedo ter sofrido um ataque cardíaco.

==============.

Este é o ducentésimo sexto dia do ano. Faltam 159 dias para o termo de 2011.

Pensamento do dia: "Tudo o que esquecemos grita por socorro em sonhos". Elias Canetti (1905-94), escritor suíço de origem búlgara.

Sem comentários:

Enviar um comentário