Principais acontecimentos registados no dia 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia e Dia Mundial da Ajuda Humanitária:
1548 - Data provável da morte do escritor português Frei Heitor Pinto.
1631 - Nasce o poeta inglês John Dryden.
1859 -- É estabelecido o Tribunal de Contas, no reinado de D. Pedro V.
1881 - Nasce o compositor romeno George Enescu.
1910 -- Crepúsculo da Monarquia. O Governo português coloca em prevenção as forças armadas, dizendo temer um movimento revolucionário da oposição.
1934 -- Após a morte do presidente alemão Hidenburgo, Adolf Hitler atribui a si mesmo os poderes adicionais da Chefia do Estado e autodesigna-se Fuhrer.
1936 - Guerra Civil de Espanha. O poeta e dramaturgo andaluz Frederico García Lorca, 38 anos, é fuzilado pelas forças nacionalistas do ditador Francisco Franco, junto à Fonte das Lágrimas, nos arredores de Granada.
1942 - II Guerra Mundial. Tropas canadianas, apoiadas por forças francesas, norte-americanas e inglesas, atacam Dieppe. A experiência será vital para o Desembarque na Normandia, dois anos depois.
1948 - Campanha do general Norton de Matos à Presidência da República Portuguesa, como candidato da Oposição Democrática. A polícia cerca a sua casa e prende os participantes numa reunião.
1946 - Nasce William Jefferson Clinton, Bill Clinton, presidente dos EUA de 1993 a 2000.
1954 - Os dirigentes do Movimento Nacional Democrático Ruy Luís Gomes, Virgínia de Moura, José Morgado, Albertino Macedo e Lobão Vital são presos pela PIDE.
1960 -- Guerra-fria. Um tribunal de Moscovo condena o piloto norte-americano Francis Gary Powers a dez anos de prisão por espionagem.
1965 - O tribunal de Frankfurt condena a prisão perpétua seis antigos oficiais nazis do campo de concentração de Auschwitz.
1981 - Dois aviões de combate norte-americanos derrubam aviões líbios no Golfo de Sidra. O ataque é resposta ao atentado à bomba a uma discoteca de Berlim Ocidental, no mês de abril anterior.
1991 - Tentativa de golpe de Estado na URSS, contra Mikhail Gorbachov, pelos comunistas da "linha dura". Gorbachov é detido na casa de férias na Crimeia, na véspera da assinatura do Tratado da União. Boris Ieltsine lidera a resistência.
1994 -- Morre Linus Pauling, 93 anos, cientista norte-americano de origem alemã, Prémio Nobel da Química, em 1954, e da Paz, em 1962.
1995 - Morre o compositor francês Pierre Schaeffer, pioneiro da chamada "música concreta", poucos dias depois de completar 85 anos.
1996 - Morre Vera Lagoa, Maria Armanda Falcão, 86 anos, jornalista, primeira locutora de continuidade da RTP em 1956, ex-diretora do semanário O Diabo.
1999 - Morre o guitarrista britânico Johnny Byrne, Johnny Guitar, 59 anos.
2002 - Morre o escultor espanhol Eduardo Chillida.
2003 - Ataque à ONU em Bagdad. Um atentado suicida com um camião armadilhado contra a sede da ONU no Iraque faz 23 mortos, entre os quais o representante do secretário geral da organização no país, o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello. Mais de cem pessoas ficam feridas.
2004 -- Melo Antunes, nome chave da revolução de abril de 1974, é promovido a coronel, a título póstumo.
- Morre Elmer Bernstein, 82 anos, compositor norte-americano, autor das bandas sonoras dos filmes "Os Dez Mandamentos", de Cecil B.De Mille, e "A Idade da Inocência", de Martin Scorsese.
2005 -- Morre Marjorie "Mo" Mowlam, 55 anos, dirigente trabalhista britânica, antiga ministra para a Irlanda do Norte, impulsionadora do acordo de paz de 1998.
- Morre Michael Collins, pseudónimo de Dennys Lynds, 81 anos, escritor norte-americano, autor de "Uptown, Downtown".
2006 - O exército libanês toma posições na fronteira com Israel, pela primeira vez desde 1975. Israel viola o cessar-fogo e ataca posições do Hezbollah no Vale de Bekaa.
- O Washington Post noticia a análise positiva de doping da atleta norte-americana Marion Jones, vencedora de cinco medalhas olímpicas em Sidney2000.
2007 - A primeira estação europeia de alerta de tsunamis, o Geostar, é instalada no fundo do mar, a 150 quilómetros do Algarve.
- Morre Francis Ryck, 87 anos, escritor francês, autor de romances policiais.
- Morre Carlos Trías Sagnier, 60 anos, romancista, ensaísta e tradutor catalão.
2008 - Jaime Pacheco deixa o comando técnico da equipa de futebol do Boavista, que esta época vai disputar a Liga de Honra, anunciou o presidente do clube, Álvaro Braga Júnior
- Morre o presidente zambiano, Levy Mwanawasa, num hospital de Paris onde estava hospitalizado desde julho na sequência de um acidente vascular cerebral
- Morre LeRoi Moore, saxofonista e fundador da Dave Matthews Band, aos 46 anos, em consequência dos ferimentos sofridos num acidente, em junho último
2009 - Os 800 metros femininos têm um novo fenómeno, a sul-africana Caster Semenya, de apenas 18 anos, que vence a final dos Mundiais de Atletismo de Berlim, rodeada de polémica sobre a sua feminilidade.
2010 - A última brigada de combate norte-americana retira-se do Iraque, quase sete anos e meio após a invasão do país para derrubar Saddam Hussein.
- A França inicia uma operação de repatriação de ciganos de origem romena.
===============.
Este é o ducentésimo trigésimo primeiro dia do ano. Faltam 134 dias para o termo de 2011.
Pensamento do dia: "Todas as coisas têm o seu mistério e a poesia é o mistério de todas as coisas". Federico García Lorca (1898-36), poeta e dramaturgo espanhol.
Sem comentários:
Enviar um comentário