Previsão do Tempo

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Principais acontecimentos registados no dia 23 de agosto, Dia Internacional para a Memória do Tráfico de Escravos e sua Abolição:

Principais acontecimentos registados no dia 23 de agosto, Dia Internacional para a Memória do Tráfico de Escravos e sua Abolição:


1775 - Jorge II de Inglaterra reconhece a existência da rebelião nas colónias americanas, que conduzirá à Independência dos EUA, em 1776.

1791 - A Coroa Portuguesa cria a Aula Régia do Desenho de Figura e Arquitectura Civil.

1833 - É abolida a escravatura nas colónias britânicas.

1839 - Hong Kong é tomada pelos ingleses durante a guerra com a China.

1889 - Com a tecnologia do italiano Marconi, é feita a primeira transmissão sem fios de uma mensagem entre um navio e um porto de mar, em pleno Atlântico.

1892 - Morre o marechal Deodoro da Fonseca, fundador e primeiro presidente da República do Brasil.

1926 -- Morre o ator de cinema Rodolfo Valentino.

1927 - Os militantes anarquistas Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti são executados nos EUA, acusados de homicídio. Meio século depois, a justiça norte-americana reconheceria o erro e decretaria a inocência.

1933 - Morre o arquiteto austríaco Adolf Loos, determinante na corrente modernista e no ordenamento de Viena.

1937 - Forças militares japonesas desembarcam em Xangai, na China.

1939 - II Guerra Mundial. Assinatura do pacto germano-soviético de não agressão, entre a Alemanha de Hitler e a URSS de José Estaline.

1944 - II Guerra Mundial. A Roménia levanta-se contra a ocupação nazi.

1952 - É criado o Pacto de Segurança da Liga Árabe.

1962 - Primeira ligação via satélite, em direto, de uma emissão de televisão, entre os EUA e a Europa.

1966 - A nave Lunar Orbiter tira a primeira fotografia da Terra vista do Espaço.

1969 - O general De Gaulle renuncia à presidência da França.

1973 - É lançado o satélite de comunicações Intelsat.

1978 - O Parlamento da Nicarágua é ocupado por guerrilheiros da Frente Sandinista.

1982 - O Parlamento libanês elege Bashir Gemayel para a presidência.

1984 - A revista britânica The News Stateman afirma que o Governo de Margaret Thatcher, dois anos antes, durante a guerra das Malvinas, considerara a possibilidade de lançar um ataque nuclear à cidade argentina de Córdoba.

1989 - Morre o escritor português João Palma-Ferreira, 57 anos, tradutor, antigo presidente da RTP, do Instituto Português do Património Cultural e ex-diretor da Biblioteca Nacional.

1990 - A República Federal Alemã e a República Democrática Alemã marcam a reunificação para 03 de outubro.

1994 - Os líderes da Renamo e da Frelimo, Afonso Dhlakama e Joaquim Chissano, respetivamente, iniciam conversações em Maputo sobre o processo de paz em Moçambique.

1995 - Morre o fotógrafo norte-americano Alfred Eisenstaeddt, 97 anos, célebre pela fotografia de um marinheiro na Times Square, Nova Iorque, nas comemorações do final da II Guerra Mundial.

1999 -- Nasce o Blogger, a plataforma mais conhecida e influente na generalização dos blogges, desenvolvido pela Pyra Labs.

2002 - O juiz da Audiência Nacional de Espanha Baltazar Garzón determina a suspensão das atividades do Batasuna, "braço político" da ETA Militar.

- É encontrado, em Londres, dentro de um saco de plástico, o óleo de Ticiano "Descanso durante a fuga para o Egipto", roubado sete anos antes.

2003 - O português Ramiro Lopes da Silva, quadro da ONU, é nomeado representante do secretário geral das Nações Unidas no Iraque.

- O Governo de Timor-Leste atribui à Companhia Electricidade de Macau a gestão da eletricidade do país.

2004 -- O balanço oficial dos incêndios florestais em Portugal coloca a área ardida em 2004 nos 104.424 hectares, a segunda maior, depois de 2003.

- Estudo da Comissão Europeia revela que o poder de compra, em Portugal, representa 75% da média europeia.

2005 - O comité central do PCP escolhe o secretário geral do partido, Jerónimo de Sousa, para candidato às eleições presidenciais de 2006.

- Médio Oriente. É concluída a retirada israelita da Faixa de Gaza, com o desmantelamento dos colonatos de As-Nur e Homesh. Começa a retirada de quatro colonatos da Cisjordânia.

2006 - O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carlos de Sousa, do PCP, renuncia ao cargo, sendo substituído por Maria das Dores Meira, que entra em funções a 07 de setembro.

- Morre João Galamba de Oliveira, 55 anos, jornalista do Dário de Notícias.

2007 - O Presidente da República, Cavaco Silva, promulga o novo Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior.

- Portugal adere ao número único europeu (116 000) para a comunicação de casos de crianças desaparecidas, cumprindo assim uma diretiva europeia.

- É executado no Texas, Estados Unidos, o 400º condenado à morte desde 1976.

=================.

Este é o ducentésimo trigésimo quinto dia do ano. Faltam 130 dias para o termo de 2011.

Pensamento do dia: "Deliberar é tarefa de muitos. Agir é tarefa de um só". Charles De Gaule (1890-1970), general, antigo Presidente da França.

Sem comentários:

Enviar um comentário