Previsão do Tempo

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Principais acontecimentos registados no dia 25 de agosto:

Principais acontecimentos registados no dia 25 de agosto:


1718 - Emigrantes franceses fundam a cidade de Nova Orleães, no Louisiana, EUA.

1742 - Morre o compositor português Carlos Seixas.

1770 - Pinhel passa a cidade.

1774 - Morre o compositor italiano Nicolo Jommelli, nome da ópera napolitana, na segunda metade do século XVIII.

1776 - Morre o filósofo escocês David Hume.

1825 - O Uruguai proclama a independência em relação ao Brasil.

1875 - É fundada a Associação dos Bombeiros Voluntários do Porto.

1900 - Morre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche.

1918 - Nasce o compositor e maestro norte-americano Leonard Bernstein.

1944 - II Guerra Mundial. Libertação de Paris da ocupação nazi. À frente das tropas aliadas, entra na cidade a segunda divisão francesa, comandada pelo general Leclerc.

1948 - Kim Il Sung proclama a República Democrática da Coreia.

1960 - O Partido Comunista da URSS condena o dogmatismo de Mao Tsé Tung.

- Começam, em Roma, os XVII Jogos Olímpicos da era moderna.

1973 -- Bettencourt Rodrigues é nomeado governador da Guiné, em substituição de António de Spínola, destituído a 06 de agosto.

1981 -- Francisco Pinto Balsemão é indigitado primeiro ministro do VIII Governo Constitucional.

- A sonda espacial Voyager II chega a 100 mil quilómetros de Saturno.

1984 -- O escritor norte-americano Truman Capote, 59 anos, morre em Los Angeles. Precursor do novo jornalismo, é autor de "A Sangue-Frio" e "Breakfast at Tiffany's".

1988 -- Incêndio no Chiado, em Lisboa. Grande parte dos edifícios na rua do Carmo, rua Nova do Almada e rua Garret, até à Calçada do Sacramento, são consumidos pelo fogo. Os Armazéns Grandella e os Grandes Armazéns do Chiado são destruídos. Morrem duas pessoas.

1989 - Morre o jornalista e escritor português Norberto Lopes, 88 anos.

1991 - Mikhail Gorbachov demite-se de dirigente do Partido Comunista da URSS.

1992 - O ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Shimon Peres, mostra-se disposto, pela primeira vez, a admitir a troca dos territórios ocupados em 1967 pela paz com os países árabes.

1996 - Portugal termina a participação nos X Jogos Paralímpicos, em Atlanta, EUA, com seis medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze.

1997 - Engo Krenz, último presidente da ex-RDA, é condenado a seis anos e meio de prisão pela morte de cidadãos da Alemanha de Leste que pretendiam fugir para o Ocidente.

2003 -- Morrem 52 pessoas e mais de 150 ficam feridas, no duplo atentado em Bombaim, capital comercial da Índia. A explosão de dois carros armadilhados é atribuída a grupos islamistas radicais.

- Realizam-se as primeiras eleições no Ruanda depois do genocídio de 1994. Paul Kagame garante a Presidência do país.

2004 -- Equipa de cientistas europeus, liderada pelo português Nuno Cardoso, anuncia a descoberta de um planeta fora do sistema solar, com massa 14 vezes superior à Terra.

- Morre o estilista português José Carlos, 53 anos.

2005 -- São aprovadas as alterações do estatuto da Função Pública que sobem a idade de reforma dos 60 para os 65 anos e impedem os funcionários públicos de acumularem pensões com outras remunerações.

2006 -- Publicação em Diário da República da Primeira Lei do Protocolo de Estado.

- A violência regressa a Díli, com motins de jovens no centro da cidade. O Conselho de Segurança da ONU aprova nova missão para Timor-Leste.

- Caso Mateus. O Tribunal Administrativo de Lisboa dá razão ao recurso do Gil Vicente e ordena à Liga Portuguesa de Futebol Profissional o regresso do clube à primeira Liga. São suspensos os jogos da primeira jornada entre o Gil Vicente, Belenenses e Leixões.

2007 - Dois atentados com explosivos causam pelo menos 42 mortos e 50 feridos em Hyderabad, no Sul da Índia.

- Morre Raymond Barre, 83 anos, antigo primeiro ministro francês.

- Morre Eduardo Prado Coelho, 63 anos, professor e ensaísta, Grande Prémio de Literatura Autobiográfica da Associação Portuguesa de Escritores, em 1996, com o diário "Tudo o Que Não Escrevi".

2008 - O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, promulga as Leis de Segurança Interna e de Organização de Investigação Criminal

- Morre o escritor paquistanês Ahmed Faraz, considerado um dos mais importantes poetas modernos em língua urdu e conhecido pelas suas críticas ao autoritarismo, em Islamabad, aos 77 anos

2009 -- Morre Edward "Ted" Kennedy, senador democrata norte-americano, irmão mais novo do antigo presidente John F. Kennedy, 77 anos.

2010 - O Presidente da República promulga o diploma que altera o Código de Execução de Penas, que inclui mudanças no regime aberto ao exterior e licenças de saída da cadeia.

===============.

Este é o ducentésimo trigésimo sétimo dia do ano. Faltam 128 dias para o termo de 2011.

Pensamento do dia: "A vida sem música seria um erro". Friedrich Nietzsche (1844-1900), filósofo alemão.

Sem comentários:

Enviar um comentário