Principais acontecimentos registados no dia 30 de agosto, Dia Internacional do Desaparecido:
1645 - Índios americanos firmam o tratado de paz com os holandeses de Nova Amesterdão, atual Nova Iorque.
1777 - Nasce a escritora britânica Mary Shelley, autora de "Frankenstein".
1808 - É assinada a convenção de Sintra, que põe termo à primeira invasão francesa.
1852 - É criado o Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria. António Maria Fontes Pereira de Melo é o ministro nomeado para o novo departamento.
1914 - Grande Guerra 1914-18. Os alemães tomam Amiens, em França.
1928 - É formada a Liga da Independência da Índia.
1936 - Guerra Civil Espanhola. A Guarda Civil é convertida em Guarda Nacional Republicana.
1941 - II Guerra Mundial. As tropas alemãs começam o cerco de Leninegrado.
1951 - EUA e Filipinas assinam o pacto de defesa mútuo.
1960 - A Alemanha de Leste impõe o bloqueio parcial a Berlim ocidental.
1963 - Entra em funcionamento a chamada "linha quente" entre os EUA e a União Soviética.
1974 -- É homologado o Acordo de Argel, entre Portugal e o PAIGC. Portugal reconhece a independência da Guiné e de Cabo Verde, proclamada em setembro de 1973 e reconhecida pela ONU.
1975 - O primeiro ministro português Vasco Gonçalves é demitido, iniciando-se negociações para a formação do VI Governo Provisório, numa coligação PS-PPD-PCP.
1980 - São assinados os acordos de Gdansk, que criam o sindicato polaco Solidariedade, como associação de vários sindicatos livres.
1981 -- Morre Armando de Lucena, 82 anos, cientista e professor jubilado da Universidade de Coimbra.
1982 - O líder da OLP, Yasser Arafat, deixa Beirute, no Líbano, onde mantinha, há mais de dez anos, o quartel general.
1987 - O atleta canadiano Ben Johnson leva, primeira vez, o recorde mundial dos 100 metros a um tempo inferior a 10 segundos, atingindo os 9,83 segundos.
1991 - O Parlamento soviético aprova a auto-dissolução, para que seja eleita a nova câmara de deputados.
- O Azerbeijão declara a independência.
1993 - Israel e a OLP aprovam o projeto de acordo para a autonomia da faixa de Gaza e Jericó.
1995 - O prémio Príncipe das Astúrias de Cooperação Internacional é atribuído a Mário Soares, presidente da República Portuguesa.
1996 - Morre o escritor cubano José Puig, 79 anos.
1999 -- Referendo para a independência de Timor-Leste. Vota mais de noventa por cento do eleitorado.
2000 - Lançamento do Plano Colômbia, estabelecido com o Equador, o Brasil e os EUA, para erradicação do tráfico de cocaína.
2001 - Os timorenses elegem, pela primeira vez em plena democracia, um Governo para o seu território. A vitória cabe à Fretilin.
2003 -- "Rentrée" política do PSD. O primeiro ministro português, Durão Barroso, pede a confiança dos portugueses para mais uma legislatura, até 2010, alegando que o seu projeto "é para uma década" e não de curto prazo.
- A UNESCO integra as 21 reivindicações do sindicato polaco Solidariedade, estabelecidas em agosto de 1980, entre os documentos da Memória do Mundo.
- Morre o ator norte-americano Charles Bronson, 81 anos.
2004 - O líder radical xiita Moqtada Al Sadr apela aos seguidores para que cessem os combates em todo o Iraque e anuncia a participação do movimento no processo político do país.
2005 -- Furacão Katrina avança pelo vale do Mississipi, ao longo do Louisiana.
- Barril de petróleo atinge, pela primeira vez, os 70 dólares.
- Manuel Alegre admite não avançar para uma candidatura presidencial para evitar dividir eleitorado de esquerda.
2006 - O Conselho Superior de Defesa Nacional aprova o envio para o Líbano uma companhia de 140 militares de engenharia, para integrar a Força Interina das Nações Unidas -- FINUL.
- Entra em vigor a nova Lei de Programação Militar.
- Caso Mateus. A Federação Portuguesa de Futebol mantém a decisão de suspender o Gil Vicente das competições e a descida do clube à Liga de Honra.
- Morrem Naguib Mahfouz, 94 anos, escritor egípcio, o único árabe a receber o Nobel da Literatura, em 1988, e Glenn Ford, 90 anos, ator norte-americano, co-protagonista de "Gilda", com Rita Hayworth.
2007 - O Governo aprova o decreto regulamentar do novo Regime Jurídico de Entrada, Permanência, Saída e Afastamento de Cidadãos Estrangeiros de Território Nacional, a chamada Lei da Imigração.
- Morre José Luís de Vilallonga, 87 anos, ator e escritor espanhol, autor de uma das biografias autorizadas do Rei de Espanha, trabalhou com realizadores como Louis Malle e Blake Edwards.
2008 - Centenas de milhares de mexicanos saem à rua em mais de 70 cidades para gritar "basta" ao crime organizado e à impunidade dos criminosos, em marchas do movimento "Iluminemos o México" promovidas por todos os estratos sociais do país.
2010 - O realizador francês Alain Corneau, que rodou filmes como "Nocturno Indiano" ou "Tous les matins du monde", morre aos 67 anos, em Paris.
- A Autoridade Antidopagem de Portugal suspende Carlos Queiroz por seis meses.
================.
Este é o ducentésimo quadragésimo segundo dia do ano. Faltam 123 dias para o termo de 2011.
Pensamento do dia: "Bem mais cortante que o dente da serpente é ter um filho ingrato". William Shakespeare (1564-1616), poeta e dramaturgo inglês.
Sem comentários:
Enviar um comentário