Previsão do Tempo

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Principais acontecimentos registados no dia 31 de agosto

Principais acontecimentos registados no dia 31 de agosto, Dia Internacional da Solidariedade:


1811 - Nasce o escritor francês Teophile Gautier.

1867 - Morre o poeta francês Charles Baudelaire.

1888 - Jack, o Estripador, assassina a primeira vítima, Mary Ann (Polly) Nichols.

1890 - Começa a construção do Santuário do Sameiro, perto de Braga.

1901 - Os primeiros carros elétricos começam a circular em Lisboa.

1908 - Nasce o escritor norte-americano William Saroyan, Prémio Pulitzer, autor de "The Time of Your Life".

1919 - É abolida a censura à imprensa, na Irlanda.

1939 - II Guerra Mundial. Adolf Hitler manda avançar os Panzers, rumo a Leste. No dia seguinte, as forças alemãs entrarão na Polónia.

1940 - II Guerra Mundial. Pela primeira vez, desde o início do conflito, a força aérea britânica bombardeia Berlim.

1941 -- Morre a escritora russa Marina Tsvetayeva, no degredo, autora de "Indícios Terrestres", "O Diabo", "Depois da Rússia".

1958 -- Revolução Cubana. Partem, de Sierra Maestra, os batalhões comandados por Che Guevara e Camilo Cienfuegos, com destino a Havana.

1961 - As últimas tropas espanholas deixam Marrocos.

1963 -- Morre o pintor Georges Braque, pioneiro do cubismo, com Picasso.

1973 - Morre o cineasta norte-americano John Ford, realizador de "A Desaparecida", "O Homem que Matou Liberty Wallence", "O Homem Tranquilo".

1981 - A organização terrorista alemã Facção do Exército Vermelho faz explodir uma bomba na base aérea da NATO em Ramstein, RFA.

1984 - A África do Sul concede a auto-determinação ao bantustão negro de Kangwane, na fronteira com a Suazilândia.

1991 - O Uzbequistão proclama a independência.

1992 -- É extinta a Alta Autoridade contra a Corrupção.

1997 -- Morre Diana de Gales, num acidente de viação em Paris.

1999 -- Os números do referendo em Timor-Leste sobre o futuro do território mostram uma participação de 98,6 por cento dos eleitores.

2002 - Morre o compositor de jazz Lionel Hampton, 94 anos, vibrafonista.

2003 - A Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, líder do movimento pro-democracia da Birmânia, começa uma greve de fome em protesto pela detenção ilegal.

- Morre Pavel Tigrid, 85 anos, resistente anti-comunista checo.

2004 -- O Ministério da Educação publica a lista de colocação de professores. Os sindicatos denunciam a existência de erros graves e incorreções.

- A Organização Mundial do Comércio determina a ilegalidade do pacote legislativo Byrd, perante as regras do comércio internacional, e reconhece à União Europeia e outros estados o direito de aplicar sanções contra os EUA.

2005 -- A Inspecção-Geral de Saúde arquiva os processos instaurados aos responsáveis da ARS Lisboa e o Ministério Público conclui não existir dolo, no âmbito do processo Hospital Amadora-Sintra.

-- Mário Soares anuncia a candidatura à Presidência da República.

- Furacão Katrina. Primeiro balanço aponta para cerca de dois milhares de mortos e para a destruição de mais de 85% dos lares do vale do Mississipi.

- Morre Joseph Rotblat, 96 anos, físico nuclear britânico de origem polaca, fundador das Conferências Pugwash, Nobel da Paz.

2006 - Termina o prazo do Conselho de Segurança da ONU para o Irão suspender o processo de enriquecimento de urânio. Teerão diz que "não cederá um milímetro".

- O Conselho de Segurança da ONU aprova o envio de uma força internacional para a região sudanesa de Darfur. O governo de Cartum rejeita a resolução.

2007 - O diploma que adapta o regime da Caixa Geral de Aposentações ao regime geral da segurança social em matéria de aposentação e cálculo de pensões é publicado em Diário da República.

- Os governos de Portugal e de Timor-Leste assinam o Programa Indicativo de Cooperação (PIC) para os próximos quatro anos, estimado em 60 milhões de euros (cerca de 81,6 milhões de dólares americanos).

- O padre católico Luis Jorquera começa a ser julgado no Chile, por violações dos direitos humanos durante a ditadura do presidente Augusto Pinochet.

- O escritor Mario Roberto Morales, dissidente da já extinta guerrilha esquerdista guatemalteca, é distinguido com o Prémio Nacional de Literatura Miguel Ángel Astúrias.

- O álbum "Concerto em Lisboa", de Mariza, é nomeado para um Grammy, na secção Tradicional, Categoria Best Folk Album -- Melhor Álbum de Música Folclórica.

2008 -- Morre o poeta e crítico literário Joaquim Castro Caldas morreu no Hospital de São João, no Porto
2009 -- Morre José João Zoio, antigo cavaleiro tauromáquico, 59 anos.

2010 - O antigo ciclista francês Laurent Fignon, duas vezes vencedor do Tour de França (1983, 1984), morre vítima de cancro, aos 50 anos.

============================.

Este é o ducentésimo quadragésimo terceiro dia do ano. Faltam 122 dias para o termo de 2011.

Pensamento do dia: "O Homem livre sempre gostará do mar", Charles Baudelaire (1821-67), escritor, poeta e crítico francês.

Sem comentários:

Enviar um comentário