Conselhos aos alunos no início do novo ano lectivo
Todos vós as conhecem bem (na teoria) mas esquecem-se, com demasiada frequência, de as colocar em prática.
NA ESCOLA
- Não faltar às aulas sem um motivo realmente impeditivo. Uma aula perdida implica grande dificuldade em recuperar o conhecimento dos conteúdos tratados;
- Não chegar sistemática e deliberadamente atrasado(a) à aula.
- Aproveitar bem as aulas: as aulas são um tempo precioso para aprender muitos conteúdos se estiverem com total atenção à explicação do professor(a). Por vezes, basta um momento de distracção para se perderem no raciocínio que está a ser desenvolvido. Depois, não só não conseguem entrar de novo no trabalho, como perdem tudo o que foi explicado.
- Para estarem atentos têm de estar activos. A passividade é um convite à evasão (quantas vezes não viajam até à lua e umas vezes regressam e outras por lá ficam...?!). Estar activo é ter uma caneta na mão e irem registando as conclusões que conseguem assimilar. Anotem! Anotem no caderno, no manual, sublinhem, façam esquemas, mas anotem só o que entendem e apresentem as dúvidas que surjam sobre o que está a ser tratado na aula.
- Quando o professor colocar questões ofereçam-se ordeiramente para responder, mesmo que saibam pouco sobre o assunto. Complementem as intervenções de outros colegas e apresentem as vossas ideias sobre os assuntos, mas sempre com um discurso lógico e desenvolvido. Intervir não é dizer algumas palavras; intervir é discursar sobre os assuntos.
- Registem apontamentos de forma metódica. Criem o vosso próprio método de registar apontamentos. Os apontamentos devem ser sintéticos; não queiram escrever tudo o que o professor diz, a não ser quando ele ditar um ou outro apontamento.
Parabéns pelo trabalho! visito sempre seu site... Aproveitando, gostaria de indicar o site www.iAulas.com.br lá você vai encontrar mais de 10 mil apostilas para download gratuito dos mais variados assuntos, inclusive sobre historia, espero ter ajudado...
ResponderEliminar