Previsão do Tempo

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Principais acontecimentos verificados no dia 13 de setembro

Principais acontecimentos verificados no dia 13 de setembro:


1321 -- Morre o escritor Dante Alighieri, autor de "Vida Nova" e de "A Divina Comédia".

1592 - Morre o ensaísta e escritor francês Michel de Montaigne, figura central do Humanismo europeu.

1598 - Morre Filipe II de Espanha, I de Portugal.

1788 - O Congresso dos EUA escolhe Nova Iorque para capital federal e marca a data das primeiras eleições presidenciais.

1819 - Nasce a compositora Clara Wieck, mais tarde Clara Schumann, nome essencial da Geração de 1810.



1851 - Nasce o investigador Walter Reed, que provou serem os mosquitos os transmissores da febre amarela. Morrerá exatamente 49 anos mais tarde, vítima da doença.

1874 - Nasce o compositor austríaco Arnold Schoenberg, autor de "Noite Transfigurada" e "Pierrot Lunaire", figura mobilizadora da Segunda Escola de Viena.

1877 - Morre Alexandre Herculano, 67 anos, escritor, político, historiador, figura cimeira do Romantismo português, último presidente do Município de Belém, autor de "Eurico, o Presbítero".

1885 - Nasce o escritor português Aquilino Ribeiro, autor de "Terras do Demo" e "Andam Faunos pelos Bosques".

1928 - Morre o escritor italiano Italo Svevo, autor de "A Consciência de Zeno" e "Senilidade".



1940 - II Guerra Mundial. Bombas alemãs atingem o Palácio de Buckingham, em Londres.

1948 - Margaret Chase Smith é eleita senadora e torna-se a primeira mulher ao serviço da Câmara dos Representantes e do Senado dos EUA.

1959 -- Lançamento da nave Lunik II, da URSS, a primeira a pousar na Lua.

1966 - O segregacionista Johaness Vorster é eleito primeiro-ministro da África do Sul.

1968 - A Checoslováquia impõe a censura à imprensa, sob pressão das forças soviéticas de ocupação.

1988 - O líder da OLP Yasser Arafat é recebido no Parlamento Europeu.

1989 -- Realiza-se a maior marcha anti-apartheid na África do Sul, liderada pelo bispo anglicano Desmond Tutu.

1991 - É inaugurado o último troço da autoestrada Lisboa-Porto, iniciada 30 anos antes, com os novos 86 km na zona de Leiria.

1992 - As autoridades peruanas prendem Abinael Gúzman, fundador e dirigente do movimento de guerrilha Sendero Luminoso.

1993 -- Assinatura do Tratado de Paz para o Médio Oriente, pelo dirigente israelita Yitzhak Rabin e o líder da OLP Yasser Arafat, em Washington.

1994 - Encerra, no Cairo, a conferência da ONU sobre População e Desenvolvimento, com a aprovação do programa de ação para os 20 anos seguintes.

2000 - "Quatro Caprichos", de António Franco Alexandre, vence o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores.

2001 - O FBI identifica 50 pessoas que terão colaborado nos atentados terroristas de dia 11, nos EUA.

2003 - Incêndios florestais. Monchique fica cercada pelas chamas. Os habitantes são evacuados.

2004 -- Acaba o serviço militar obrigatório, dois meses antes do previsto, por despacho do chefe do Estado-Maior do Exército.

- O Conselho Superior da Magistratura abre um inquérito ao antigo diretor nacional da Polícia Judiciária, Adelino Salvado, pelo caso das "cassetes do Correio da Manhã", sobre o processo Casa Pia.

2005 -- Assembleia Geral da ONU aprova proposta de reforma das Nações Unidas.

- Coreia do Sul e do Norte, EUA, Japão, Rússia e China abrem a quarta ronda de negociações para o termo do programa nuclear norte-coreana.

2006 - Os três canais portugueses de televisão com sinal aberto, RTP, SIC e TVI, assinam acordo de autorregulação sobre áreas da programação.

- A Comissão Europeia avisa Portugal sobre o atraso na definição do projeto de comboio de alta velocidade, em particular no que diz respeito às fontes de financiamento.

- A Universidade Minho é galardoada com o prémio IBM Shared University Research Award pelo projeto de gestão de fogos florestais em tempo real.

- Impresa, Media Capital, Cofina e Global Notícias, os quatro maiores grupos de media portugueses, decidem pedir a impugnação da taxa de regulação da ERC, alegando inconstitucionalidade.

2007 - Duas explorações avícolas de produção de patos, localizadas em Vila Nova da Barquinha e Tomar, foram sequestradas, tendo todos os animais sido abatidos, após a deteção do vírus H5N2 da gripe das aves, anunciou o ministério da Agricultura

- Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama, foi recebido em audiência durante quase uma hora pelo presidente da Assembleia da República, Jaime Gama. Depois o líder espiritual tibetano defendeu a autonomia do Tibete numa audiência na Assembleia da República com representantes de todos os partidos, onde falou também da harmonia religiosa e dos valores humanistas

- O Governo aprovou o novo quadro de financiamento do sistema de Segurança Social, em que estabelece que será o Orçamento de Estado a suportar totalmente despesas com prestações familiares, subsídio de desemprego ou pensões antecipadas

2008 - Portugal e a Venezuela assinam nove novos acordos de cooperação bilateral que vão permitir a ambos países avançar com projetos nos sectores elétrico, agroalimentar e habitação

- O atleta português Luís Gonçalves passa de medalha de bronze a medalha de prata na prova dos 400 metros T12 (amblíopes) dos Jogos Paralímpicos Pequim2008, após a desqualificação do atleta chinês Li Yansong

2009 - Morre Norman Borlaug, cientista norte-americano, Nobel da Paz em 1970, conhecido como o pai da "revolução verde", 95 anos.

=============.

Este é o ducentésimo quinquagésimo sexto dia do ano. Faltam 109 dias para o termo de 2011.

Pensamento do dia: "É uma perfeição absoluta, dir-se-ia divina, sabermos desfrutar lealmente do nosso ser". Michel de Montaigne(1533-92), escritor e ensaísta francês.

Sem comentários:

Enviar um comentário