Previsão do Tempo

sábado, 22 de outubro de 2011

D. Fernando morreu em Lisboa no dia 22 de Outubro de 1383


O rei D. Fernando morreu em Lisboa no dia 22 de Outubro de 1383, poucos dias antes de completar 38 anos de idade, e deixou o país mergulhado numa grave crise de sucessão, pois, em virtude do tratado de Salvaterra, assinado com Castela, a sua única filha legítima, D. Beatriz, estava casada com D. João I de Castela. Nesse tratado estabelecia-se que D. Beatriz seria rainha de Portugal e que, até ter um filho legítimo maior de 14 anos, sua mãe, a rainha viúva D. Leonor Teles, exerceria a regência do reino.
D. Leonor Teles assumiu a regência e mandou aclamar D. Beatriz como rainha. Mas surgiu contestação, em especial por parte do povo e de alguns fidalgos fiéis a D. Fernando. Instalou-se a crise, o país dividiu-se, a revolta alastrou a todo o reino.
Os descontentes organizaram-se, encabeçados por Álvaro Pais, e com a colaboração do Mestre de Avis, D. João, planearam o golpe de 6 de Dezembro de 1383, que conduziu ao assassinato do conde Andeiro, castelhano tido como amante da regente, e ao triunfo dos revoltosos. Estes passaram a ser chefiados pelo Mestre de Avis. O país entrou então em rebelião, D. Leonor Teles foi afastada e os exércitos castelhanos, chefiados pelo marido de D. Beatriz, invadiram Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário