Previsão do Tempo

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Kurt Cobain, nasceu a 20 de fevereiro de 1967

Kurt Cobain

Vocalista, guitarrista e compositor do grupo grunge norte-americano Nirvana, nasceu a 20 de fevereiro de 1967, na pequena cidade de Hoquaim, a 140 quilómetros de Seattle, EUA. Em Aberdeen (Washington), cidade para onde se mudou na infância, enfrentou o divórcio dos pais, episódio que o marcaria para toda a vida e sobre o qual escreveria algumas das suas letras, nomeadamente no tema "Sliver".
Foi ainda na sua infância que ouviu grupos como os Sex Pistols ou os The Clash. Mais tarde, com o seu amigo Krist Novoselic, tomou contacto com a vaga pós-punk britânica de que os Joy Division eram o mais fiel exemplo. Em 1981, por ocasião do seu 14.º aniversário, comprou a sua primeira guitarra e, nos anos subsequentes, formou uma série de bandas sem consistência. Nesse período, Cobain era roadie dos Melvins, uma banda de Seattle.
Em 1987 reuniu Krist Novoselic (baixo) e Chad Channing (bateria) para formar os Nirvana, grupo que redefiniria o rock dos anos 90. Gravou os álbuns Bleach (1989), Nevermind (1991), já com Dave Grohl na bateria,Incesticide (1992), uma coleção de raridades e B-Sides, In Utero (1993) e o concerto acústico MTV Unplugged. Compôs temas que se tornaram hinos do rock, destacando-se "Smells Like Teen Spirit", "Come As You Are", "All Apologies" e "Rape Me", entre outros.
Em inícios dos anos 90, Kurt envolveu-se no consumo de drogas, demonstrando uma incapacidade crescente em lidar com o estatuto de superestrela.
Em 24 de fevereiro de 1992, casou-se com Courtney Love, vocalista do grupo Hole, atriz em Larry Flynt e também ela toxicodependente. No mesmo ano, nasceu a sua filha, Frances Bean Cobain.
A 5 de abril de 1994, suicidou-se em sua casa com um disparo na cabeça. Dois dias após a sua morte cerca de 5 000 fãs reuniram-se em Seattle em homenagem ao seu ídolo.

Sem comentários:

Enviar um comentário