Previsão do Tempo

terça-feira, 1 de maio de 2012

Evo Morales anuncia expropriação da filial da Rede Eléctrica Espanhola na Bolívia

Presidente boliviano justificou decisão com falta de investimento da empresa de Espanha
Evo Morales anuncia expropriação da filial da Rede Eléctrica Espanhola na Bolívia

01.05.2012 - 19:53 Por Lusa






Morales defendeu que recuperação dos recursos naturais é uma "homenagem aos trabalhadores" (Jorge Bernal/AFP)
O Presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou a expropriação das acções da Rede Eléctrica Espanhola (REE) numa empresa de electricidade boliviana e ordenou às forças armadas que assumam o controlo das instalações da empresa.
“Hoje novamente, como justa homenagem aos trabalhadores e ao povo boliviano que lutou pela recuperação dos recursos naturais e dos serviços básicos, nacionalizamos a Transportadora de Eletricidade (TDE)”, afirmou Evo Morales numa cerimónia do Dia do Trabalhador, no Palácio do Governo, em La Paz.
O Governo espanhol está em contacto com as autoridades da Bolívia, mas considerou que, pelas “primeiras impressões”, trata-se de um caso “muito diferente” do que aconteceu com a YPF, a filial da Repsol na Argentina, que foi nacionalizada recentemente, noticiou a agência EFE, citando fontes do executivo de Mariano Rajoy. Evo Morales justificou a expropriação com alegados insuficientes investimentos da empresa espanhola, a um ritmo de cinco milhões ao ano, nos últimos 16 anos, disse.
O decreto agora aprovado estabelece a “nacionalização” da “totalidade das acções que constituem o pacote de acções que possui a sociedade Red Elétrica Internacional – SAL”, filial da REE.
Após ler o decreto, o governante pediu ao comandante das forças armadas, general Tito Gandarillas, para tomar o controlo das instalações da empresa. “É obrigação das forças armadas recuperar a electricidade para o povo boliviano”, declarou Morales.

Sem comentários:

Enviar um comentário