Previsão do Tempo

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Henry Ford, nasceu a 30 de Julho de 1863

 
Henry Ford, nasceu a 30 de Julho de 1863. Foi o primeiro de seis filhos, a quem os pais – emigrantes escoceses nos Estados Unidos – puseram o nome de Henry Ford. Mal imaginavam que o nome de família viria a tornar-se famoso através da mítica marca de automóveis FORD. A sua mãe faleceu quando tinha apenas doze anos. Frequentou escolas rurais até aos seus quinze anos, trabalhando tambem na quinta do seu pai, apesar disso foi desde cedo que o pequeno Henry começou a demonstrar interesse pela mecânica, em detrimento dos trabalhos de campo, tendo sempre demonstrado habilidades para invenções, particularmente na mêcanica. Tirou o curso numa escola de comércio, todavia procurava sempre aumentar os seus conhecimentos de mecânica.
Depois dos estudos Henry Ford foi trabalhar para a Westinhouse Engine ocorrendo ai o seu primeiro contato com um motor de combustão interna em 1885
Henry Ford saiu da terra natal Dearborn, no Michigan, aos 16 anos de idade para trabalhar como aprendiz de mecânico na cidade vizinha de Detroit. A partir desse momento, nunca mais parou. Em 1891, tornou-se engenheiro e depressa iniciou as suas experiências pessoais, tendo montado o primeiro motor em cima da banca da sua própria cozinha. O seu sonho era construir um automóvel, a preços considerados acessíveis. Conseguiu.
Henry Ford foi um empreendedor estadunidense, fundador da Ford Motor Company e o primeiro a aplicar amontagem em linha de forma a produzir, em massa, automóveis a um preço acessível. conseguiu. Este feito não é notável apenas pelo facto de ter revolucionado a produção industrial mas, também, porque influenciou de tal forma a cultura moderna que enes académicos, sociólogos e historiadores identificam esta fase social e económica da história como Fordismo, geralmente relacionado, também, com o taylorismo.
Em 1886 herdou cerca de 33 hectares de terreno do seu pai. A razão deste retorno às terras foi seu noivado com Clara J. Bryant, com quem acabou por se casar. Fundou a Ford Motor Company com a ajuda de investidores em 16 de junho de 1903, sendo o primeiro a aplicar a montagem em linha de forma a produzir, em massa, automóveis a um preço acessível. Em apenas cinco anos ultrapassou os seus concorrentes, transformando-se no maior produtor de automóveis do mundo. Henry Ford em 1908 apresenta o mítico Ford Model T que iniciou uma nova era no modo de transporte e que, imediatamente, foi um enorme sucesso, sendo um dos automóveis mais vendidos de todos os tempos.


1908 - O Ford T, primeiro automóvel produzido em série, começa a ser vendido nos EUA, ao preço de 825 dólares.

Sem comentários:

Enviar um comentário