Irei falar de tudo e do nada. Histórias e estórias. Coisas pensantes e desconcertantes. Fundado a 30 de Novembro de 2009 numa 2ª Feira
Previsão do Tempo
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
A 10 de Agosto de 1519 Fernão de Magalhães inicia a sua viagem de circum navegação
A primeira viagem de circum-navegação do mundo teve início em 1519, por iniciativa do navegador português Fernão de Magalhães e com o apoio do imperador espanhol Carlos V, ao serviço de quem este se colocou após o projecto ter sido recusado por D. Manuel I.
Magalhães propunha-se demonstrar que as ilhas Molucas, a que os portugueses tinham aportado em 1511, pertenciam à esfera de influência espanhola, conforme os limites estabelecidos no tratado de Tordesilhas e pretendia atingi-las navegando para Ocidente, por uma nova rota. Carlos V aprovou o projecto e a frota saiu de Sevilha em Agosto de 1519. Após uma viagem atribulada, os navios entraram, em Outubro de 1520, no estreito que tem hoje o nome de Magalhães e que separa o oceano Atlântico do Pacífico. Chegaram a este último apenas mais de um mês depois.
Em 1521, Magalhães foi morto pelos indígenas da ilha de Cebu. A frota regressou a Espanha pela rota do Cabo e sob a chefia de Juan Sebastián Elcano, terminando a viagem a 18 de Setembro de 1522. Da tripulação inicial, sobreviveram apenas 18 homens.
Esta viagem veio activar o debate em torno da questão das Molucas, que ambos os reinos (Portugal e Espanha) reclamavam. Os acompanhantes de Magalhães afirmavam que as ilhas pertenciam à Coroa espanhola. Após longos debates, na conferência de Saragoça, em 1529, o monarca português acabou por comprar o direito à exploração das ilhas que, conforme se veio mais tarde a provar, se situavam na zona portuguesa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário