Previsão do Tempo

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A 2 de agosto de 1990, o Iraque invade o Kuwait

Em 2 de agosto de 1990, o Iraque invade o Kuwait. A ocupação é o estopim da Guerra do Golfo, liderada pelos Estados Unidos. Saddam Hussein justifica a invasão, afirmando que o Kuwait praticava uma política de superextração de petróleo, para fazer o preço cair no mercado e prejudicar a economia iraquiana.
Depois da Guerra Irão-Iraque, a Guerra do Golfo foi possivelmente um dos maiores massacres da história do Médio Oriente. Mais de 100 mil soldados iraquianos foram mortos contra cerca de mil baixas das forças da coligação.


" Vinte anos após a Guerra do Golfo é a vez agora de Barack Obama voar em socorro dos países aliados na região, face à eventualidade de um ataque iraniano.Segundo a imprensa norte-americana, Washington poderá instalar baterias de mísseis Patriot em quatro países do Golfo.
Uma tripla manobra por parte da Casa Branca que aperta o cerco a Teerão, evita uma eventual ofensiva por parte de Israel e uma corrida ao armamento em países como o Kuwait, o Qatar, o Bahrain e os Emirados Árabes Unidos.
Washington pretenderá ainda reforçar a presença militar na Arábia Saudita para evitar um ataque contra as instalações petrolíferas no país.
O tempo da diplomacia parece assim esgotado, entre Obama e Ahmadinejad, nas discussões sobre o programa nuclear iraniano.
O conselheiro para a segurança norte-americana, recordava no sexta-feira que, “os Estados Unidos não podem permitir uma corrida ao armento nuclear no Médio Oriente em resposta ao programa iraniano”.
Depois de ter apostado no diálogo para levar Teerão a suspender o programa nuclear, Washington prepara-se agora para, em paralelo, propor novas sanções internacionais contra o regime iraniano. "


Sem comentários:

Enviar um comentário