Portugal insere-se no lote de países onde a construção em ferro começou a ser feita mais cedo.“Imagino que poderão ter pensado que a ponte teria uma grande perenidade. Certamente que não estariam a imaginar a evolução que houve por esse mundo fora, e que aquela ponte, destinada ao caminho-de-ferro, pudesse durar tanto tempo”, explicou o engenheiro.
“Com o nosso conhecimento actual, reconhecemos que teve uma grande longevidade - 114 anos em pleno funcionamento. E ainda está lá, provavelmente com necessidade de manutenção”. Para o engenheiro é necessário agora “olhar para o futuro”, pensar como manter e dar uso à ponte, reflectir sobre a melhor forma de garantir a sua manutenção ao longo do tempo, “para que não se venha a deteriorar de um modo quase irreversível”.
A inauguração da ponte foi presidida pelo rei D. Luís I e pela rainha D. Maria. Na execução da obra participaram 150 operários e foram utilizadas 1600 toneladas de ferro. Em 1991, após a construção da ponte São João, projectada pelo engenheiro Edgar Cardoso, a ponte D. Maria Pia foi desactivada.
Sem comentários:
Enviar um comentário