Irei falar de tudo e do nada. Histórias e estórias. Coisas pensantes e desconcertantes. Fundado a 30 de Novembro de 2009 numa 2ª Feira
Previsão do Tempo
terça-feira, 25 de dezembro de 2012
A 25 de dezembro de 800, o rei franco Carlos Magno foi coroado imperador
Roma, 25 de Dezembro do ano 800. A Cidade Eterna, regurgitante de nobres e guerreiros francos, grandes e pequenos, comemora o nascimento do Salvador. Na antiga e venerável Basílica de São Pedro, onde o Papa Leão III vai celebrar a Missa de Natal, reúnem-se altos dignitários eclesiásticos e temporais. Entre estes, acompanhado de seu filho mais velho e de numerosa e imponente comitiva, encontra-se Carlos, Rei dos Francos e dos Lombardos.
Antes do início da Missa, Carlos Magno dirige-se à tumba de São Pedro. Quer venerar o Príncipe dos Apóstolos. Ajoelha-se, começa a rezar. Aproxima-se dele o Supremo Pontífice, trazendo nas mãos um diadema de ouro. E então, para surpresa de muitos, Leão III o coroa Imperador do Sacro Império, investindo-o da suprema autoridade temporal sobre os povos cristãos do Ocidente. Jubilosos, tanto romanos quanto francos aclamam o “Grande Carlos, augusto e sereníssimo, pacífico Imperador dos Romanos, pela misericórdia de Deus Rei dos Francos e dos Lombardos” e lhe auguram “vida e vitória”.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário