Previsão do Tempo

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

A 28 de Dezembro de 1895, os irmãos Lumière apresentaram a primeira sessão pública com o seu cinematógrafo


Paris, 28 de Dezembro de 1895. Apenas 33 pessoas atenderam ao apelo inscrito no cartaz e resolveram testemunhar a primeira sessão de cinema da história, apresentada pelos irmãos Lumière, no Grand- Café do Boulevard des Capucines, de Paris.


O cinema nasceu da vontade humana de reproduzir a imagem em movimento, e dessa forma representar o mundo tal como ele nos surge: num espaço (tridimensional) e num tempo (continuum).
Foram vários aqueles que participaram na invenção do cinema, mas foi aos irmãos Louis e Auguste Lumière, que coube o registo da patente do Cinematógrafo: o aparelho que possibilitou a projecção de imagens em tela a um vasto público.
A primeira sessão de exibição pública, paga, foi em 1895, em Paris.
Os oito filmes apresentados, são o registo de situações quotidianas, filmadas ao ar livre, cada um deles, com pouco mais de cinquenta segundos.
Com uma poética única, os filmes Limière, abriram portas ao mundo da Sétima Arte. Mas no entanto, também em 1985, em Berlim, os irmãos Max e Emil Skladanoswky, projectavam no seu "Bioskop" (que funcionava como um projector de slides, em ritmo acelerado), o registo filmico de situações extraordinárias, como artes circences e danças tradicionais.
O reconhecimento dos avanços técnicos do cinematografo, em relação ao Bioskop, levaram a que os Skladanowsky abandonassem o projecto, mas sem antes nos deixarem uma outra "visão" da espectacularidade, associada ao nascimento do cinema.

Sem comentários:

Enviar um comentário