Previsão do Tempo

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Friedrich Wilhelm Murnau, nasceu a 28 de Dezembro de 1888

Friedrich Wilhelm Murnau, mais conhecido como F. W. Murnau,nasceu a 28 de Dezembro de 1888, em Bielefeld, na província alemã da Vestefália. O seu verdadeiro nome de família era Plumpe e, contra a vontade do pai, um grande comerciante, decidiu seguir a carreira de actor, tendo passado, como tantos outros, pelas mãos do grande Max Reinhardt. Segundo consta, aos doze anos já dominava as obras de Shakespeare, Goethe, Tolstoi ou Ibsen. A sua imensa cultura literária só tinha equivalente na sua cultura plástica e musical.
Durante a Primeira Guerra Mundial, foi piloto de combate do Serviço Aéreo Imperial e, em 1919, assinou o primeiro filme, Der Knabe in Blau. Três anos depois, realizou Nosferatu, eine Symphonie des Grauens, hoje um dos maiores filmes de culto da história do cinema, que o coloca na primeira linha dos cineastas alemães. Em 1924, rodou Der letzte Mann, filme que o catapulta para a glória e a América que, deslumbrada com esta crónica satírico-realista de decadência de um porteiro de hotel, tudo faz para levar Murnau para Hollywood. Porém, decide continuar na Alemanha, onde assina mais duas grandes obras: Herr Tartüff e Faust, duas sui generis e inspiradas adaptações de Molière e Goethe, respectivamente.
Em 1926, Murnau partiu finalmente para Hollywood, firmando um contrato com a Fox. Em 1927, realizouSunrise que François Truffaut considerou ser o filme mais belo da história do cinema.
A seguir a este êxito retumbante, começam as dificuldades com a Fox de que City Girl (1930) é o exemplo acabado, e Murnau rompe com Hollywood, partindo para os mares do Sul onde roda, em colaboração com o documentarista Robert Flaherty, Tabu (1931), outra obra espantosa, a cuja estreia já não assistiu porque três dias antes, em Santa Bárbara, na Califórnia, morre vítima de um acidente de viação, aos 42 anos de idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário