Previsão do Tempo

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Henry Miller nasceu a 26 de Dezembro de 1891


Nascido em Yorkville (Nova York) no dia 26 de Dezembro de 1891 e filho de pais alemães, Henry Valentine Millerviveu no Brooklyn durante seus anos escolares. Considerado o predecessor do estilo de escritores como John Fante e Charles Bukowksi, Miller foi um grande subversivo de sua época. Escreveu literatura libertária e pornográfica em plenos anos 30, tempo em que teve seus livros proibidos nos Estados Unidos. Outsider irremediável, tentou trabalhar na alfaiataria de seu pai, local onde pegou gosto por roupas finas. Entre os anos de 1928 e 1929, passou uma temporada em Paris com sua segunda esposa, June Miller (June Edith Smith). Henry gostou tanto da cidade que, no ano seguinte, mudou-se definitivamente para Paris, onde ficou até o início da Segunda Guerra Mundial.
Em 1932 conhece a escritora Anais Nïn. Começa a escrever seu livro mais famoso, “Trópico de Câncer” enquanto caminha pelas ruas e dorme quando possível. Um ano depois, aluga um apartamento com Alfred Perles e visita Luxemburgo com ele. Com o retorno de June para a Europa, acabam se divorciando.
Muda-se para Villa Seurat no mesmo dia em que “Trópico de Câncer” é publicado. Este foi um momento de inquietação na vida do escritor, a obra teve complicações de distribuição e foi banida em alguns países por ser considerada “literatura de sacanagem” e subversão.
Mesmo assim, Miller continua a escrever romances com obscenidade, dos quais se destaca a trilogia “Crucificação Encarnada”. Um memorial homenageando a obra de Henry Miller foi construído em Big Sur, Califórnia, onde o autor viveu de 1944 a 1962.

Sem comentários:

Enviar um comentário