Previsão do Tempo

sábado, 27 de abril de 2013

A CENSURA ESTÁ INSTALADA EM PORTUGAL!



Temas proibidos na TV portuguesa

– A estreita margem da liberdade consentida

Hoje há mais censura em Portugal do que antes da Revolução de 25 de Abril de 1974. Mas trata-se de uma censura camuflada, que não se assume como tal. Os censores já não são funcionários do Estado e sim empregados, com carteira de jornalista, das empresas que dominam os media portugueses. Eles são contratados (quando não precarizados) preferencialmente pela sua afinidade com a ideologia dominante. Assim já não precisam sequer de auto-censurar-se, aquilo sai-lhes naturalmente. Para os recalcitrantes, há as regras não escritas impostas pelo patronato e pela publicidade que os financia. Nem por serem não escritas elas são menos respeitadas. Pode-se dizer, até, que as regras mais estritamente cumpridas são as não escritas. Os empregados das empresas de TV que não tiverem antenas afinadas para captá-las não terão ali uma carreira muito longa, pouco importando se os canais são estatais ou privados.

Para os neófitos nessas lides, aqui vão algumas das regras não escritas da TV-empresa que domina Portugal ministrando-lhe a sua dose diária de desinformação. 


• - É proibido dizer ser desejável, necessário e indispensável que Portugal recupere a sua soberania monetária. Na verdade, a TV portuguesa prefere nem sequer mencionar o assunto: a pertença à Zona Euro é por ela considerada eterna, definitiva, imutável e irrevogável – jamais pode ser posta em causa.


• - É proibido igualmente recordar que, com o programa da troika, a dívida pública portuguesa aumenta e aumentará cada vez mais, mencionar que já é absolutamente impossível liquidá-la e que por sua causa as riquezas do país estão a ser saqueadas.


• - É proibido dizer que Portugal já é um contribuinte líquido da UE pois paga mais do que dela recebe. Para esta TV, mencionar a possibilidade da saída de Portugal da UE é o mais terrível dos pecados.


• - É proibido falar do estado catastrófico em que se encontra hoje a economia e o povo grego sob a ditadura da Troika BCE/UE/FMI. E é ainda mais proibido recordar que em relação a Portugal a Grécia tem apenas dois anos de avanço temporal quanto à imposição de medidas da Troika.


• - É proibido mostrar imagens com gente jovem em manifestações do PCP.


• - É proibido falar da existência do Pico Petrolífero e, muito menos, da necessidade de Portugal tomar medidas urgentes a fim de minimizar os seus efeitos.


• - É proibido falar das munições com urânio empobrecido, das regiões do mundo por ele devastadas, dos soldados que morreram devido à sua contaminação e das suas pavorosas consequências entre as populações civis atingidas.


• - É proibido condenar os alimentos geneticamente modificados. Se deles se falar será sempre em tom neutro ou apologético, com muito respeitinho para com as transnacionais que os comercializam.


• - É proibido dizer que o chamado "aquecimento global" (agora ridiculamente rebaptizado como "alterações climáticas") é uma impostura.


• - Foi permitido discutir extensamente a localização do novo aeroporto de Lisboa, mas rigorosamente proibido discutir se havia alguma necessidade real de um novo aeroporto (agora o projecto está adiado sine die devido apenas à ruína do país, não por ter sido objecto de uma decisão racional e consciente de rejeição).


• - É proibido por em causa quaisquer das várias versões incongruentes e absurdas do governo estado-unidense acerca dos acontecimentos do 11 de Setembro de 2001.


• - É proibido chamar a invasão do Iraque de invasão (e o mesmo quanto as invasões/agressões ao Afeganistão, Líbia, Mali, Síria, Jugoslávia, Sudão ou qualquer outro país por parte da NATO ou de membros da NATO).


• - É proibido chamar o imperialismo de imperialismo.


• - É proibido convidar para quaisquer programas televisivos quem possa dizer verdades como estas acima.

Sem comentários:

Enviar um comentário