Previsão do Tempo

sábado, 1 de junho de 2013

Guerra na Guiné Imagens que foram ocultadas aos Portugueses



ESTE DOCUMENTO HISTÓRICO FEITO POR UMA EQUIPA DE TELEVISÃO FRANCESA, EM PLENOS ANOS SETENTA DO SÉCULO PASSADO.

Guerra Na Guiné...

É o único filme feito na Guiné que apanhou uma sequência real de guerra.

Os jornalistas franceses que seguiam nesta patrulha, mandada executar para que eles tomassem conhecimento com o dia a dia das NT estacionadas em BULA, um pouco a N do Rio Mansoa, apanharam um "cagaço", mas registarm algo que mais nenhum registou. Se não estou errado ia também uma jornalista.

A emboscada que as NT sofreram, não estava "no programa", mas isto era o que podia acontecer sempre que se saía para o mato e neste caso julgo que foi para os lados do CHOQUEMONE, uma das zona quente onde o IN tinha "acampamento(s)", na área entre BULA-BISSORÃ-S. VICENTE(já no Rio Cacheu).

O Spínola, com a seu ajudante de campo (era ainda o Almeida Bruno) e o Cmdt do Batalhão de BULA foram lá, mal tiveram conhecimento do que tinha acontecido.

1 comentário:

  1. Amigo João.
    Estive na Guiné entre 1964/1966...tendo passado toda a minha comissão no mato, junto à fronteira do Senegal e Konacri, ficando no meu sector Madina do Boé, a capital da Guiné ainda durante a guerra...mais ou menos por altura deste vídeo.
    Comecei a ver o vídeo...pela 1ª vez desde que vim da guerra que consulto ou vejo qualquer documento sobre esta catástrofe.
    Confesso-lhe sob minha palavra que não consegui passar do meio e não volto a vê-lo nem nenhum outro!
    Então este é super realista.
    Vou copiar o link para ficar arquivado no meu computador...depois verei o que fazer.
    Autoriza?
    O que me dá vontade é de mandar a ligação para os FILHOS DA PUTA DOS POLÍTICOS TODOS...que nunca quiseram saber de nós e tratam-nos (?????)
    como se não existíssemos.
    Hoje é tarde...julgo que uma grande percentagem já morreu e os que existem estão nos 70 e mais.
    Morrer em qualquer colónia era igual...as balas eram iguais, mas a Guiné era pior que as outras...pelo clima...escassez de meios...Angola/Moçambique é que eram importantes!
    FILHOS DA PUTA...CÃES QUE SUGARAM O MELHOR DE NÓS|
    Não estou a falar só do Salazar/Caetano...é preciso entender, a guerra acabou porque a militança do exército (fui miliciano, igual aos soldados) foram incapazes de ganhar a guerra, mas pós Abril...resolveram os seus problemas, que os meus e dos soldados...não era com eles.
    FILHOS DA PUTA TODOS.
    João desculpe este desabafo que NUNCA fiz.
    Se quiser pode publicar.
    Abraço.






    ResponderEliminar