Previsão do Tempo

domingo, 28 de julho de 2013

Marcha das Vadias - 2013 - Copacabana



"CONVOCATÓRIA MARCHA DAS VADIAS- 27/07/2013

Vem, vem, vem com as Vadias, vem!
Image
Em abril de 2011, um policial canadense afirmou em uma palestra sobre violência que as mulheres evitariam estupros se não se vestissem como vadias/vagabundas (sluts). Essa declaração repercutiu no mundo inteiro e evidenciou uma inversão de valores comum na sociedade, onde o culpado pelo abuso sexual passa a ser a vítima, e não o agressor.
Como uma reação a essa declaração, foi criada a "Slutwalk" (Marcha das Vadias). O nome é uma forma de subverter os códigos linguísticos referentes ao termo "vadia" e expor os preconceitos, o machismo e o moralismo que estão embutidos nesse termo. As mulheres ainda são ensinadas a não serem vadias, pois isso é considerado "repulsivo" e "inadequado". Se afirmar vadia é tanto uma provocação sobre a necessidade de parar de julgar mulheres pela sua sexualidade e aparência, quanto uma exigência de punição para quem comete um crime ao não respeitar a vontade da mulher. É também uma afirmação de que as mulheres não podem ser forçadas a se enquadrar em um modelo de comportamento que nega a sua autonomia e a sua liberdade.
A Marcha das Vadias é um movimento social não institucional e apartidário, formado por pessoas que se identificam com a defesa da autonomia dos corpos. O objetivo da marcha é construir cotidianamente uma sociedade que não aprove e nem aceite qualquer tipo de violência sexual e de gênero.
A opressão de gênero é uma violência velada que está presente no cotidiano de diversos setores da nossa sociedade: entre mulheres, travestis, gays, lésbicas, prostitutas, mulheres negras, mulheres pobres e indígenas. Ela é usada para constranger as minorias citadas a negarem seus desejos e sua liberdade, caracterizando a cultura do estupro. Sem liberdade para as mulheres, não há como existir igualdade entre mulheres e homens. Se ser livre torna uma mulher vadia, então somos todas VADIAS.
É pela nossa liberdade, pela liberdade de nossas filhas e assim por diante, que convocamos a todxs para se juntar, assim como nós, à MARCHA DAS VADIAS, 13h, no posto 5 de Copacabana!
Mulheres do #RioNaRua
Saiba mais:
https://www.facebook.com/events/54895...
http://marchadasvadiasrio.blogspot.co...
http://marchadasvadiasrio.blogspot.co...
https://www.youtube.com/watch?v=WI9AV...
* Os homens do RioNaRua concordam com esse texto e reconhecem que existem questões de gênero e diferenças entre homens e mulheres, portanto, a convocatória é feminista e assinada apenas pela mulheres."

Sem comentários:

Enviar um comentário