Previsão do Tempo

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Domus Municipalis - Bragança



Domus Municipalis

http://www.cm-braganca.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=7675
Monumento singular (e ainda enigmático) da arquitectura românica civil; exemplar arquitectónico eloquente do período tardo medieval, a juntar à Torre de Menagem. (A designação de "Domus Municipalis" surge, apenas, no ocaso do séc. XIX). A sua edificação data, muito provavelmente, do primeiro terço de quatrocentos (como se comprova por um doc. de 1501), podendo ter coincidido com a do castelo. (A monumental fábrica, que foi, com certeza, erguida para esta edificação, teria deixado na penumbra a construção da "sala de água"). Assim se explicaria, porventura, porque não deixou ecos documentais o "subalterno" edifício. Não se pode recuar no tempo a construção do monumento, por seguir a "gramática românica". Nesta região de arcaísmos, assiste-se a uma longa sobrevivência do românico.
A "Domus" é constituída por dois corpos (espaços) distintos. As denominações primitivas -"cisterna", "sala de água" (documentadas a partir de 1446) - indicam que os objectivos, que presidiram à edificação, teriam sido, primordialmente, de ordem utilitária. Incorpora uma cisterna de boa fábrica para armazenar águas pluviais e nascentes. O extra-dorso da abóbada de berço, que cobre a cisterna, forma o pavimento lajeado do salão. É este espaço arquitectónico superior, constituído pelo salão fenestrado, que empresta originalidade à edificação brigantina. Se não podemos concluir que esta "parte aérea" tenha sido edificada para servir especificamente como Paços do Concelho (Casa da Câmara), também não podemos afastar a hipótese de o "salão" ter sido utilizado, logo que acabado, para nele se realizarem reuniões dos "homens bons". Sabemos que nos primeiros anos de quinhentos se dá a "municipalização (edilização) efectiva da Domus" (como o demonstra um doc. de 1503).
Fonte: Bragança Cidade (Publicação da CMB

Concelho de Bragança, freguesia de Santa Maria

http://www.bragancanet.pt/patrimonio/domus.htm
A Domus Municipalis de Bragança é por excelência o ex-libris da cidade e certamente o monumento mais visitado e conhecido de todo o distrito. Trata-se de um edifício único na Península Ibérica dentro da arquitectura civil românica, englobando uma dupla funcionalidade: cisterna e sala de reuniões do conselho municipal. À boa maneira românica, tem as paredes graníticas, definindo um planta hexagonal, exteriormente composta de cinco faces de dimensões diferentes: a mais extensa com 14 metros, a mais pequena com pouco mais de três; as intermédias mede uma onze metros e setenta, outra oito e outra seis e setenta. Na face de maior extensão abrem-se duas portas de vão rectangular. A iluminação é efectuada por uma série contínua de janelas de arco abatido, ao longo de todas as faces da construção. Todas as janelas têm moldura lisa, excepto as sete colocadas a este, que possuem, interiormente, uma arquivolta com ornatos estreliformes.
A cobertura, obra do restauro que a domus recebeu já no século XX, é em cinco águas em telha caleira assente num vigamento de madeira, sobre um pequeno pé direito. A cornija exterior assenta em 64 cachorros historiados. Ao longo da cornija corre uma caleira, destinada a recolher a água da chuva, conduzida depois por algerozes até à cisterna. Esta, construída igualmente em cantaria, tinha planta rectangular, cobertura em abóbada de berço de três tramos marcados por arcos torais abatidos, e um piso inclinado; ocupava todo o rés-do-chão do edifício. Sobre o extradorso da abóbada da cisterna assenta o pavimento do piso superior, no qual se abrem três bocas, quadrangulares, de ligação à cisterna, uma em cada tramo desta, sendo fechadas por grades de ferro. Este primeiro piso é ocupado por um salão único, amplo, com pavimento lajeado, com uma bancada corrida ao longo de todas as paredes, em pedra, para assento dos membros do conselho municipal. A cornija interior assenta sobre 53 cachorros, alguns dos quais historiados.

Domus Municipalis, Bragança.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Domus_Municipalis_de_Bragança
A Domus Municipalis localiza-se na cidade de Bragança, distrito de mesmo nome, em Portugal. Destaca-se por ser o único exemplar de arquitetura civil em estilo Românico na península Ibérica.
História
Foi construído no século XII.
Embora muito se tenha escrito sobre a sua finalidade, não existe um consenso entre os estudiosos. Serviu como cisterna de água, mas existem dúvidas acerca de se teria sido esta a sua função original.
A designação porque é hoje conhecida (em latim "Domus Municipalis", em língua portuguesa "Casa Municipal") deve-se a que foi utilizado como Paços do Concelho pela Administração Municipal de Bragança.1
Encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1910.
Características
Em alvenaria de pedra, apresenta planta na forma um pentágono irregular. Possui um subterrâneo, que abriga uma cisterna abobadada.

— em Bragança, Braganca.

Sem comentários:

Enviar um comentário