Previsão do Tempo

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Questões que o 1ª ministro Passos Coelho devia dar resposta!

Eu a ver na RTP o programa “O País Pergunta” com o Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho e não consigo deixar de pensar nas seguintes questões...

1 - Se o Estado recolhe em impostos cerca de 42 mil milhões de euros e paga em salários e pensões cerca de 16 mil milhões de euros, o que se faz e tem feito com os restantes 26 mil milhões de euros?

2 - Como se pode argumentar que sem o empréstimo da Troika não se podiam pagar salários, quando dos 72 mil milhões de euros que vieram 14 mil milhões de euros foram entregues à banca privada e os restantes seguiram directamente para pagar os juros desse mesmo empréstimo?

3 - Que sentido faz contrair um empréstimo cujo pagamento em juros é superior a esse mesmo empréstimo?

4 - Como é que podemos aceitar que depois de quase 40 anos a obter lucros de 300% e/ou 400%, a banca privada tenha ficado completamente descapitalizada (porque dividiu esses mesmos lucros entre os seus accionistas) e sejamos nós a financia-la?

5 - Porque é que se aceita que o financiamento da Banca com os dinheiros dos contribuintes tenha sido entregue com o pressuposto de que essa mesma Banca iria financiar as empresas, o emprego e a economia, e tal não se verifique?

6 - Porque é que se optou pelo financiamento da Banca Privada em detrimento da Caixa Geral de Depósitos (que não recebeu um cêntimo)?

7 - Como se espera que a economia cresça, se o poder de compra dos portugueses caiu e continua a cair a pique, verificando-se, por consequência, uma enorme quebra do consumo?

8 - Que sentido faz acreditar que é o mercado de exportações que nos vai salvar, quando 70% da nossa economia não está relacionada com essa vertente do mercado?

9 - Como se pode esperar que uma economia cresça e o desemprego diminua se o aparelho produtivo nacional continua a ser desmantelado?

10 - Que sentido faz falar em necessidades de receitas por parte do Estado e, ao mesmo tempo, privatizar empresas e sectores fundamentais da nossa economia que significavam, eles mesmos uma enorme fonte de rendimentos?

11 - Como pode falar num governo corajoso, que toma medidas corajosas, quando ataca, de forma cobarde, tudo quanto são direitos sociais?

12 - Que sentido faz falar num governo com medidas corajosas, quando escolheu como alvo preferencial aqueles que menos têm e que ao longo dos anos vêm sendo, sempre, sobrecarregados com taxas e impostos?

13 - Que direito tem o governo de retirar dinheiro aos pensionistas que durante toda a sua vida trabalharam e fizeram os seus descontos?

14 - Como se pode arrogar no direito de culpar todos pela situação que o país atravessa, quando se verifica uma diferença tão grande entre aqueles que sempre cumpriram e pagaram e aqueles que raramente cumpriram e raramente pagaram?

15 - Porque é que, ainda hoje, as contribuições da Banca em termos fiscais continuam a ser, praticamente, nulas?

16 - Qual o sentido de querer que acreditemos num Primeiro-Ministro e num Governo que mentem semana após semana?

17 - Que credibilidade tem um Governo que alberga ministros como o senhor Machete que mente descaradamente em plena Assembleia da República acerca da sua participação num dos negócios mais obscuros da nossa história recente?

18 - Como quer que acreditemos num Governo que indica a emigração aos nossos jovens como solução para resolver os seus problemas?

19 - Qual o direito de um Primeiro-Ministro de pressionar e criticar o Tribunal Constitucional que apenas se limita a cumprir e fazer cumprir a nossa Constituição?

20 - Como é que não se envergonha de Governar um país para tão poucos e contra tantos?

...vou ficar por aqui, mas podia estar a noite toda nisto, tocando em muitas mais áreas que não abordei nas 20 questões anteriores!!

Sem comentários:

Enviar um comentário