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segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

A 23 de Fevereiro de 1987,morreu o cantor e compositor Zeca Afonso



Poeta, cantor e compositor, José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos nasceu a 2 de Agosto de 1929, em Aveiro,e faleceu a 23 de Fevereiro de 1987, em Setúbal. Viveu até aos três anos na cidade onde nasceu, tendo, em1932, viajado para Angola onde passou a viver com os pais e irmãos que aí já se encontravam. Terá sido aqui queo poeta criou uma relação estreita com a Natureza e sobretudo com África que, mais tarde, se reflectiria emmuitos dos seus trabalhos.
Regressado a Portugal, depois de uma breve passagem também por Moçambique, José Afonso foi viver paracasa de familiares em Belmonte, onde completou o Ensino Primário. Estudou, já em Coimbra, no liceu D. João IIIe ingressou, depois, no curso de Ciências Histórico-Filosóficas da Faculdade de Letras daquela cidade, tornando-se notado pelas suas interpretações do fado típico coimbrão - não apenas pela qualidade da sua voz mas pelaoriginalidade que emprestava às interpretações.
Em 1955, iniciou uma pequena carreira como professor do Ensino Secundário e leccionou em liceus e colégios delocais tão variados como Mangualde, Aljustrel, Lagos, Faro e Alcobaça. Seis anos mais tarde, partiu paraMoçambique onde voltaria a dar aulas. De volta ao seu país, em 1967, conseguiu uma colocação como professormas, ao ser expulso do Ensino por incompatilidades ideológicas face ao regime ditatorial vigente, começou adedicar-se mais à música e, consequentemente, a gravações mais regulares.
A sua formação musical integrou um processo global de actualização temática e musical da canção e fado deCoimbra. Foi assim que o cancioneiro de Zeca Afonso recriou temas folclóricos e até infantis, reescrevendoformas tradicionais como a "Canção de Embalar", evocando mesmo, neste retomar das mais puras raízesculturais portuguesas, o ambiente lírico dos cancioneiros primitivos (cf. "Cantiga do Monte"), ao mesmo tempoque introduziu no texto temas resultantes de um compromisso histórico, denunciando situações de miséria sociale moral (os meninos pobres, a fome no Alentejo, a ausência de liberdade) e cimentando a crença numa utopiaconcentrada no anseio de "Um novo dia" ("Menino do Bairro Negro").
Reagindo contra a inutilidade de "cantar o cor-de-rosa e o bonitinho, muito em voga nas nossas composiçõesradiofónicas e no nosso music-hall de exportação", partiu da convicção de que "Se lhe déssemos uma certadignidade e lhe atribuíssemos, pela urgência dos temas tratados, um mínimo de valor educativo, conseguiríamostalvez fabricar um novo tipo de canção cuja actualização poderia repercutir-se no espírito narcotizado do público,molestando-lhe a consciência adormecida em vez de o distrair." ("Notas" de José Afonso in Cantares, p. 82).
Canções decoradas por várias gerações de portugueses, filhas da tradição e incorporando, por seu turno, atradição cultural portuguesa, a maior parte dos temas de Zeca Afonso integram, como voz de resistência mastambém como voz pura brotando das raízes do ser português, o imaginário de um povo que durante a ditaduradecorou e entoou intimamente os versos de revolta de "Vampiros" ou de "A Morte Saiu à Rua", ou que fez de"Grândola, Vila Morena" o seu hino de utopia e libertação.
Menos equívoca, no pós-25 de Abril, mas animada pelo mesmo ímpeto de reivindicação de justiça e de apelo àfraternidade, a sua canção, no que perde por vezes de subtil metaforização imposta pela escrita sob censura,ganha em força e engagement, na batalha contra novos fantasmas da alienação humana como o imperialismo, aCIA, o fascismo brasileiro, o novo colonialismo de África, o individualismo europeu. Neste alento, as QuadrasPopulares(1980) constituem uma verdadeira miscelânea sobre os novos desconcertos do mundo, as suas novas erenovadas formas de opressão, enumerando uma por uma as iniquidades, disparates e esperanças frustradas dasociedade saída da revolução de Abril, aspirando, em conclusão, a uma revolução ainda não cumprida ou aindapor fazer.
Apesar de galardoado por três vezes consecutivas (1969, 1970 e 1971) com um prémio oficial, a sua produçãoviria a ser banida dos meios de comunicação, dado o seu conteúdo indesejável para o regime; por essa mesmaordem de razões - talvez mais do que pela inovação musical -, a sua popularidade viria a crescer após areimplantação da democracia.
De toda a sua discografia, destacam-se os seguintes álbuns: Balada do outono(1960), Baladas de Coimbra(1962),Baladas e Canções(1964), Cantares de Andarilho(1968), Traz outro Amigo Também(1970), Venham maisCinco(1973), Coro dos Tribunais(1974), Grândola, Vila Morena(1974), Enquanto há Força(1978), Como se fora seuFilho(1983) e Galinhas do Mato(1985).


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