Previsão do Tempo

domingo, 1 de fevereiro de 2015

A Cidade de Ceuta



É possível que este vídeo ande por aí a circular porque as autoridades da "Cidade Autónoma de Ceuta" estão a empenhar-se muitíssimo na comemoração dos 600 anos da conquista daquela cidade pelos Portugueses, que se completam a 21 de Agosto de 2015.

O assunto está a causar polémica pois, embora os promotores da ideia defendam que "no se conmemora un acontecimiento bélico de conquista, sino más bien, un legado cultural que han heredado y del que se benefician todas las comunidades culturales y religiosas de esta ciudad", a comunidade muçulmana entende que comemorar a invasão portuguesa, uma cruzada religiosa de cristãos contra muçulmanos "es un insulto a la ciudad y a sus habitantes".

Por cá, há quem defenda que Portugal também devia festejar o facto de Portugal ser o pioneiro da globalização, alegando que "a conquista de Ceuta é reconhecida como marco do início da expansão e dos descobrimentos Portugueses".

A Sociedade de Geografia de Lisboa, tomou a iniciativa de não deixar esquecer a efeméride e organizou um ciclo de conferências que se prolonga por 2013, 2014 e 2015, abordando temas que se iniciam com a cuidada preparação da expedição e terminam com a conquista militar da cidade em Agosto de 1415.
Só espero que o "Espírito da Lusitanidade" (que viabilizou a epopeia dos descobrimentos e o relacionamento cordial com novas gentes) se manifeste e dê corpo ao que o grande Agostinho da Silva dizia ser necessário fazer: "Planear novos descobrimentos em vez de comemorar os antigos".

Mas no meio desta polémica, não deixa de ser intrigante que a bandeira de Ceuta esteja tão ligada a Portugal e seja, ainda hoje, a mesma desde 1415, mesmo durante a ocupação espanhola. Como se pode ver, a bandeira de Ceuta é igual à de Lisboa e tem ao centro o brasão de Portugal.


Sem comentários:

Enviar um comentário