Previsão do Tempo

domingo, 29 de março de 2015

Teófilo Stevenson Lawrence nasceu em Puerto Padre/Cuba a 29 de março de 1952



Teófilo Stevenson Lawrence nasceu em Puerto Padre/Cuba a 29 de março de 1952 e morreu em Havana/Cuba a 11 de junho de 2012, com 60 anos, foi um pugilista cubano, tricampeão olímpico dos peso pesados e considerado por muitos como o maior pugilista amador de todos os tempos.
O seu pai, Teófilo, era um imigrante anglófono, da ilha antilhana de São Vicente e a sua mãe, Dolores, apesar de nascida em Cuba, era filha de imigrantes procedentes de São Cristóvão. Por isso, Teófilo, o filho, falava inglês com fluência.
O seu pai também era pugilista e Teófilo seguiu a mesma carreira, com mais facilidades que o pai pois começou a actuar em socialismo, com forte apoio ao desporto.
Conhecido como o Gigante del Central Delicias, ele conquistou o ouro olímpico em três Olímpiadas seguidas (Munique 1972, Montreal 1976 e Moscovo 1980) e em diversos campeonatos mundiais amadores, na categoria de pesos pesados (mais de 90 kg).
Dos 321 combates em que participou, em vinte anos de carreira, venceu 301 e nunca perdeu por KO.
Com 1,90 m de altura e peso médio de 93 kg, foi considerado o maior pugilista não profissional de todos os tempos.
É conhecido o facto de ter recebido várias ofertas de dinheiro – fala-se em até cinco milhões de dólares – para que se tornasse profissional e fosse residir nos Estados Unidos, ofertas essas que foram rechaçadas publicamente, pela sua dedicação e participação activa na revolução cubana!
Por várias vezes, anunciou-se que Stevenson lutaria contra Muhammad Ali, mas problemas técnicos (número de assaltos e local da luta) e o boicote dos EUA à revolução cubana impediram que a luta se realizasse.
Depois de disputar, em 1986, o campeonato mundial em Reno, nos Estados Unidos, Teófilo decidiu retirar-se dos ringues.
Em 2006, ocupou um cargo de diretor da federação cubana de boxe.
Foi deputado da Assembleia Nacional Popular de Cuba.
Nos últimos anos da sua vida, ele foi vice-presidente da Federação Cubana de Boxe e trabalhou na Comissão Nacional de Atendimento a Atletas Retirados e no Instituto Nacional dos Desportos e Educação Física.
Stevenson morreu num hospital de Havana em 11 de junho de 2012, aos 60 anos, vítima de um enfarte agudo do miocárdio.

Sem comentários:

Enviar um comentário