Previsão do Tempo

segunda-feira, 30 de março de 2015

Tracy Chapman nasceu em Cleveland, Ohio/EUA a 30 de Março de 1964



Tracy Chapman nasceu em Cleveland, Ohio/EUA a 30 de Março de 1964, é uma cantora de folk, blues e soul norte-americana, vencedora por diversas vezes do Grammy Awards, tornada mundialmente famosa por suas canções "Fast Car", "Baby Can I Hold You" e "Give Me One Reason" .
Tracy Chapman toca guitarra e escreve canções desde criança.
Ingressou no programa "A Better Chance", voltado a identificar nacionalmente crianças negras talentosas para o desenvolvimento académico, o que lhe permitiu freqüentar a Wooster School, em Connecticut e, posteriormente, a Tufts University, em Medford (Massachussets).
Em maio de 2004, a Tufts University concedeu-lhe o título de doutora honoris causa em Belas Artes, pela sua contribuição como uma artista socialmente activa e solidária e pelas suas realizações artísticas.
A sua voz, por ser bastante grave, é confundida com uma voz masculina.
Chapman apresenta-se desde 1988.
Ainda durante a faculdade, Chapman começou a apresentar-se nas ruas, tocando o seu violão em cafés de Cambridge, Massachussets.
Enquanto esperava a sua graduação académica, assinou um contrato com a SBK Records, em 1988, lançando o seu primeiro álbum, intitulado "Tracy Chapman" - que foi logo aclamado pela crítica. Assim, passou a realizar tournés e a conquistar o público.
Após a sua aparição num programa de TV, em homenagem aos setenta anos de Nelson Mandela, em junho, a sua música "Fast Car" alcançou o topo nos Estados Unidos, ficando entre as 10 mais executadas da lista da Billboard Hot 100, enquanto outras também ficavam entre as mais ouvidas, entre elas a "Baby Can I Hold You".
O disco vendeu bem, alcançando vários certificados de venda da RIAA (discos de platina) e fazendo-a vencer, no ano seguinte (1989), quatro Grammy Awards, inclusive a de melhor artista revelação.
Chapman tornou-se, depois disto, uma artista ligada à Amnistia Internacional, participando na tourné "Human Rights Now!".
Segundo algumas fontes, Chapman tornou-se uma das mais influentes artistas no meio universitário norte-americano, nos anos 80.
O seu álbum seguinte, Crossroads (1989), não teve o mesmo sucesso comercial.
Em 1992, quando lançou seu trabalho seguinte - Matters of the Heart – o seu público era restrito a fãs dedicados. Apesar de todos acreditarem ter encerrado sua carreira, surpreendeu os analistas em 1995, com New Beginning, que vendeu mais de 3 milhões de cópias apenas nos EUA e rendeu-lhe um Grammy, em 1997, da melhor canção de rock.
Em 2000 Telling Stories foi um álbum com músicas mais voltadas para o rock do que para o estilo pop, que até ali seguia.
A música-título do disco foi bastante executada nas rádios europeias e nalguns segmentos norte-americanos.
Em 2001 veio a coletânea, batizada de Collection.
O sexto álbum de inéditos foi Let It Rain, em 2002, que Chapman divulgou em tourné pela Europa e EUA, em 2003.
Where You Live, sétimo álbum da cantora, foi lançado em setembro de 2005, com o qual realizou excursões pelos Estados Unidos e Europa.
Em 11 de novembro de 2008, na comemoração dos vinte anos do lançamento do seu primeiro disco, Tracy Chapman lançou o seu oitavo álbum, Our Bright Future ("Nosso futuro brilhante"), dando início no dia seguinte, em Bruxelas, a uma turné europeia.
Deste novo álbum destaca-se a música "Thinking of you", já considerada uma das mais belas e sensíveis composições de Chapman.


Sem comentários:

Enviar um comentário