Previsão do Tempo

segunda-feira, 30 de março de 2015

Vincent Willem van Gogh nasceu em Zundert/Holanda a 30 de Março de 1853



Vincent Willem van Gogh nasceu em Zundert/Holanda a 30 de Março de 1853 e suididou-se em Auvers-sur-Oise/França a 29 de Julho de 1890, apenas com 37 anos, foi um pintor pós-impressionista holandês, frequentemente considerado um dos maiores de todos os tempos.
A sua fama póstuma cresceu especialmente após a exibição das suas telas em Paris, a 17 de Março de 1901.
Van Gogh é considerado um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX, como por exemplo o expressionismo, o fauvismo e o abstraccionismo.
O Museu Van Gogh em Amesterdão é dedicado aos seus trabalhos e aos dos seus contemporâneos.
Vincent era uma criança séria, quieta e introspectiva.
Desenvolveu através dos anos uma grande amizade e forte ligação com seu irmão mais novo, Theo.
A vasta correspondência entre Theo e Vincent foi preservada e publicada em 1914, trazendo a público inúmeros detalhes da vida privada do pintor, bem como de sua personalidade.
É através destas cartas que se sabe que foi Theo quem suportou financeiramente o irmão durante a maior parte da sua vida.
Aos 16 anos, por recomendação de seu tio Vincent (ou Cent), começou a trabalhar para um comerciante de arte estabelecido na Haia, na empresa Goupil & Cie.
Quatro anos depois foi transferido para Londres, e depois para Paris.
No entanto, Vincent estava cada vez mais interessado em assuntos religiosos e acabou sendo demitido da galeria.
Ele então decidiu regressar a Inglaterra para fazer um trabalho sem remuneração.
Durante o Natal, Van Gogh regressou a casa e começou a trabalhar numa livraria.
Em 1880, Vincent decidiu seguir a sugestão do seu irmão Theo e levar a pintura mais a sério.
Ele partiu para Bruxelas para tomar aulas com Willem Roelofs, que o convenceu a tentar a Academia Royal de Artes. Lá ele estudou um pouco de anatomia e de perspectiva.
Em 1881, Van Gogh mudou-se com a família para Etten, onde ficou amigo de Kee Vos-Stricker, sua prima e filha de Johannes Vicent Stricker. No final do mesmo ano, Vincent partiria para a Haia.
Em Haia, ele juntou-se a seu primo, Anton Mauve, nos estudos de arte.
Em 1883, mudou-se para Nuenen (Holanda) onde se dedicou à pintura. Lá se apaixonou pela filha de uma vizinha, Margot Begemann. Decidiram se casar, mas suas famílias não aceitaram o casamento, o que fez com que Margot tentasse o suicídio.
Em 1885, o pai de Van Gogh morreu de enfarte.
Neste mesmo ano ele pintou aquela que é considerada a sua primeira grande obra: “Os Comedores de Batata”. Em novembro do mesmo ano, muda-se para Antuérpia.
Com poucos recursos, ele preferia mandar dinheiro para Theo em Paris, para que este lhe enviasse material de pintura, a comer uma boa refeição.
Enquanto estava em Antuérpia, dedicou-se ao estudo das cores e visitou museus, apreciando trabalhos principalmente de Peter Paul Rubens, e tornou-se um bebedor frequente de absinto.
Foi nesta altura que entrou em contacto com a arte japonesa, da qual se tornou fervoroso admirador e que posteriormente o influenciaria pelas cores fortes e uso das linhas.
Em 1886, matriculou-se na Ecole des Beaux-Arts de Antuérpia.
Em março de 1886, Van Gogh mudou-se para Paris, onde dividiu um apartamento em Montmartre com Theo.
Depois, os dois mudaram-se para um apartamento maior na Rua Lepic, 54.
Por alguns meses, Vincent trabalhou no Estúdio Cormon, onde conheceu os artistas John Peter Russell, Émile Bernard e Henri de Toulouse-Lautrec, entre outros.
Este último, alcóolatra, apresenta van Gogh ao absinto, bebida popular da ocasião, que viria a ser muito consumida pelo pintor, que a retratou em “Natureza Morta com Absinto”.
Através de Theo, conhece Monet, Renoir, Sisley, Pissarro, Degas, Signac e Seurat.
Vincent e Émile Bernard começaram o uso da técnica do pontilhismo, inspirados em Georges Seurat.
A partir de sua estada em Paris, Van Gogh abandona sua temática sombria e obscura de camponeses e suas obras recebem tons mais claros. São desta época os quadros “Mulher sentada no Café du Tambourin”, A ponte Grande Jatte sobre o Sena, Quatro Girassóis, os Retratos de Père Tanguy, entre outros.
Em 1887, conhece Paul Gauguin, e mais para o final do ano expõe em Montmartre.
No ano seguinte, decide sair de Paris e ir para Arles.
Em 23 de dezembro de 1888, após uma saída de Gauguin para uma caminhada, Van Gogh segue-o e é surpreendido com uma navalha aberta. Gauguin se assusta e decide pernoitar numa pensão.
Transtornado e com remorsos pelo feito, Vincent corta um pedaço de sua orelha direita, que embrulha em um lenço e leva, como presente, a uma prostituta sua amiga, Rachel.
O artista é encaminhado para o hospital da cidade. Gauguin então mandou um telegrama para Theo e volta para Paris, julgando melhor não visitar Vincent no hospital.
Vincent passa 14 dias no hospital, ao final dos quais regressa à casa amarela.
No seu regresso pinta o “Auto-Retrato com a Orelha Cortada”. O episódio trágico convenceu van Gogh da impossibilidade de montar uma comunidade de artistas em Arles.
O estilo de pintura acompanhou a mudança psicológica e Van Gogh trocou o pontilhado por pequenas pinceladas.
Quatro semanas após seu regresso do hospital, Van Gogh apresenta sintomas de paranoia e imagina que o querem envenenar. Os cidadãos de Arles, apreensivos, solicitam o seu internamento definitivo.
Assim, van Gogh passa a viver no hospital de Arles como paciente e preso.
O casamento de Theo contribuiu para a inquietação de Vincent, que teme pelo afastamento do irmão.
Em 1889, aos 36 anos, pediu para ser internado no hospital psiquiátrico em Saint-Paul-de-Mausole, perto de Saint-Rémy-de-Provence, na Provença.
A região do asilo possuía muitas searas de trigo, vinhas e olivais, que transformaram-se na principal fonte de inspiração para os quadros seguintes, que marcaram nova mudança de estilo: as pequenas pinceladas evoluíram para curvas espiraladas.
Em maio de 1890, Vincent deixou a clínica e mudou-se de novo para perto de Paris (em Auvers-sur-Oise), onde podia estar mais perto do seu irmão e frequentar as consultas do doutor Paul Gachet, um especialista habituado a lidar com artistas, recomendado por Camille Pissarro.
Gachet não conseguiu melhorias no estado de espírito de Vincent, mas foi a inspiração para o conhecido “Retrato do Doutor Gachet”. Em Auvers Van Gogh produz cerca de oitenta pinturas.
Entretanto, a depressão agravou-se, e a 27 de Julho de 1890, depois de semanas de intensa atividade criativa (nesta época Van Gogh pinta, em média, um quadro por dia), Van Gogh dirige-se ao campo onde disparou um tiro contra o peito.
Arrastou-se de volta à pensão onde se instalara e onde morreu dois dias depois, nos braços de Theo.
As suas últimas palavras, dirigidas a Theo, teriam sido: "La tristesse durera toujours" (em francês, "A tristeza durará para sempre").
Há ainda diversos mas parece que o mais aceite é que Vincent van Gogh teria um transtorno bipolar do humor.
Faleceu em 29 de julho de 1890. Encontra-se sepultado em no cemitério municipal de Auvers-sur-Oise em França.


Sem comentários:

Enviar um comentário