Previsão do Tempo

sábado, 25 de abril de 2015

A 25 de Abril de 1910 – Abertura ao público do Edifício Chiado em Coimbra (no centro da Baixa da cidade), como filial dos grandes armazéns do Chiado em Lisboa.






EDIFÍCIO CHIADO (COIMBRA) - O Museu Municipal de Coimbra é atualmente constituído por três núcleos distribuídos por diferentes edifícios, localizados no centro histórico da cidade. O Edifício Chiado - Coleção Telo de Morais, constitui o Núcleo 1 e abriu as portas em 2001.
O Edifício Chiado, interessante exemplar da arquitetura do ferro, foi inaugurado em 1910, e situa-se na Baixa de Coimbra. Em 1998 a cidade de Coimbra recebe, por doação, uma valiosa e vasta Coleção de Arte sendo condição dos doadores, o casal Telo de Morais, a integração da totalidade do acervo no Edifício Chiado. É desta forma que surge o primeiro Núcleo Museológico do Museu Municipal.
A Coleção Telo de Morais consta de obras de pintura, mobiliário, cerâmica, escultura, pratas e outras peças heterogéneas, distribuídas pelos três andares do edifício. Esta coleção merece uma visita.
O rés-do-chão destina-se à realização de exposições temporárias. É neste piso que se encontram as peças cujas imagens estão neste vídeo. NÃO É PERMITIDO FOTOGRAFAR a coleção Telo de Morais.

Sem comentários:

Enviar um comentário