Previsão do Tempo

terça-feira, 28 de abril de 2015

A 28 de Abril de 1886 - É inaugurado o Monumento aos Restauradores de 1640, em Lisboa.



A Praça dos Restauradores situa-se em Lisboa e é caracterizada pelo alto obelisco, erigido em 1886, que comemora a libertação do país do domínio espanhol (os Filipes) em 1640. As figuras de bronze do pedestal representam a Vitória, com uma palma e uma coroa, e a Liberdade. Os nomes e datas nos lados do obelisco são os das batalhas da Guerra da Restauração. O Monumento foi custeado por subscrição pública, aberta em Portugal e no Brasil, e gerida por uma comissão sob a presidência do Marquês de Sá da Bandeira. O projecto do monumento é da autoria de António Tomás da Fonseca, e as estátuas alegóricas (Independência e Vitória), da autoria de José Simões de Almeida e Alberto Nunes.
Para além da parte central da praça e do obelisco que lhe dá um ar majestoso, existem alguns edifícios que a marcam pela sua beleza.
Encontramos o Café Palladium da autoria do arquitecto Raúl Tojal. Um café com uma história grande a todos os níveis, lugar de reunião de toda a intelectualidade de Lisboa e que foi adulterado e transformado em Centro Comercial, no século XX.
O Elevador da Glória é um dos poucos elevadores que restam em Lisboa e situa-se na baixa, mais precisamente na Praça dos Restauradores. Faz a ligação entre esta praça e o Bairro Alto, através da Calçada da Glória. ...

Sem comentários:

Enviar um comentário