Previsão do Tempo

sábado, 25 de abril de 2015

Ella Fitzgerald nasceu em 25 de abril de 1917


Ella Fitzgerald nasceu em 25 de abril de 1917 e veio a falecer em 15 de junho de 1996.
Famosa cantora americana, quase que praticamente reinventou o jazz. Conhecida como a “Primeira Dama da Canção”, ela poderia fazer de tudo-swing, scat, bebop, pop, e muito mais. Seu talento extraordinário e tão natural, fez Ella Fitzgerald uma das artistas mais amadas dos Estados Unidos em nosso tempo. Em seus dias quando ainda uma garota, atingiu o auge de sua carreira nos anos 40, 50 e 60 e mais com música “A-Tisket, A-Tasket”.
Na era do rock, quando os músicos foram julgados quase exclusivamente com base em seus magníficos instrumentos.
Fitzgerald não estava dotado de um instrumento incrível, mas poderia cantar igualmente bem com um pequeno grupo de jazz, uma orquestra de estúdio, ou com outros artistas como Sinatra.
Descoberta aos 16 anos, depois de ganhar um concurso de noite amador. Ela ganhou a fama no final dos anos 1930, realizando tunes novidade e baladas românticas com o hard-swinging Chick Webb Orchestra.
Durante a década de 1940, se estabeleceu como um mestre do scat singing, incorporando as novas harmonias e ritmos do bebop no surpreendente desempenho acrobático.
Então, na década de 1950, ela gravou versões definitivas de normas por maiores compositores da América, de Cole Porter a Duke Ellington. Através de tudo isso, ela nunca perdeu a alegria de menina evidente em seus primeiros registros, nunca pareceu cantar fora do tom e nunca deixou de balançar. Músicos e companheiros ficam impressionados.
A estrela sofreu muitas tragédias em sua vida, ela não foi capaz de ver o “nascimento seu próprio filho” e não foi capaz de sustentar seu casamento com “o maior amor de sua vida”, o companheiro artista de jazz Ray Brown. Ella Fitzgerald Também enfrentou traumas em sua infância, mas preferiu não de olhar para trás e nunca falava sobre o assunto. Apesar de tudo, Ella Fitzgerald tornou-se uma das poucas grandes estrelas do jazz sem problemas com a imagem pública.

Sem comentários:

Enviar um comentário