Previsão do Tempo

domingo, 26 de abril de 2015

Maria Odete dos Santos nasceu a 26 de abril de 1941



Maria Odete dos Santos nasceu a 26 de abril de 1941, em Pega, na Guarda. Os pais eram professores do ensino primário.
Odete Santos licenciou-se em Direito e passou a exercer advocacia, ao mesmo tempo que se dedicou à vida política.
Desde sempre ligada ao Partido Comunista Português (PCP), foi eleita deputada à Assembleia da República a partir da II Legislatura e manteve-se desde então no Parlamento. A deputada foi eleita pelo círculo eleitoral de Setúbal, município onde reside.
Durante a sua permanência no Parlamento como deputada trabalhou na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, na Comissão de Saúde, na Subcomissão para a Igualdade de Oportunidades, na Subcomissão de Justiça e Assuntos Prisionais. Paralelamente à carreira de deputada foi ainda eleita presidente da Assembleia Municipal de Setúbal, sucessivamente em 2001 e 2005.
Dentro do PCP foi escolhida para integrar o Comité Central do partido, assim como a Direção de Organização Regional de Setúbal e o Movimento Democrático de Mulheres.
Pelo contributo dado para o desenvolvimento do país, Odete Santos foi agraciada pela Presidência da República com a Medalha de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Também foi distinguida com a Medalha de Honra da Cidade de Setúbal.
Odete Santos teve ainda uma forte ligação à atividade cultural, nomeadamente ao teatro. Assim, em finais de 2003, participou como atriz numa peça de teatro de revista, Arre Potter Qu'é Demais!!, que esteve em cena no Parque Mayer, em Lisboa, no Teatro Maria Vitória. Ainda em 2003, lançou o livro Em Maio Há Cerejas, uma tragicomédia, que deu origem a uma peça de teatro.
Antes, em 2002, já tinha editado uma coletânea de poesia, A Argamassa dos Poemas, onde reuniu os poemas de intervenção de autores portugueses que mais a marcaram. O livro incluía um CD com poemas declamados pela própria deputada.


Sem comentários:

Enviar um comentário