Previsão do Tempo

quinta-feira, 28 de maio de 2015

A 28 de maio de 1954 - Nasceu João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo



João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo nasceu em Pindamonhangaba/Brasil a 28 de maio de 1954 e morreu em São Paulo/Brasil a 29 de maio de 1999, no dia seguinte a comemorar o seu 45º aniversário, foi um atleta brasileiro especializado em saltos, ex-recordista mundial do triplo salto, medalhista olímpico e tetracampeão pan-americano no triplo salto e no salto em comprimento.
Militar por formação profissional, após abandonar o atletismo, depois de perder uma perna num desastre automobilístico.
João Carlos era órfão de mãe, começou a trabalhar aos sete anos de idade, como lavador de carros.
Em 1973, treinado pelo então professor da USP Pedro Henrique de Toledo, bateu o record mundial junior de triplo salto no Campeonato Sul-Americano de Atletismo, com a marca de 14,75 m.
Em 1975, já como atleta senior nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, conquistou a medalha de ouro no salto em comprimento com a marca de 8,19 m e, em 15 de outubro, também a medalha de ouro no triplo salto, com a incrível marca de 17,89 m, batendo o record mundial desta modalidade em 45 cm, que pertencia ao soviético Viktor Saneyev.
Era o favorito à medalha de ouro no triplo salto nas Olimpíadas de Montreal mas, convalescendo de uma cirurgia, saltou apenas 16,90 m, sendo batido por Saneyev (17,29 m) e pelo norte-americano James Butts (17,18 m), ficando com a medalha de bronze.
Além disso, foi quarto classificado no salto em comprimento.
Nos Jogos Pan-americanos de Porto Rico, tornou-se bi-campeão tanto no triplo salto como no salto em comprimento, acumulando um tetra-campeonato panamericano nas duas provas.
Neste último, derrotou o futuro tetra-campeão olímpico da prova, Carl Lewis.
Nas Olimpíadas de Moscovo 1980, João era então o recordista mundial do triplo salto com a marca até então inatingível de 17,89 m, conquistada em 1975, nos Jogos Pan-americanos da Cidade do México e era o maior adversário dos dois atletas soviéticos , o tri-campeão olímpico Viktor Saneyev e o seu compatriota Jaak Uudmae.
A prova foi vencida por Jaak Uudmae, com 17,35 m, ficando Saneyev com a medalha de prata – 17,24 m – e João do Pulo ficou com o bronze com 17,22 m.
João do Pulo foi tri-campeão mundial do triplo salto em 1977 (em Düsseldorf), 1979 (em Montreal) e 1981 (em Roma), com 17,37 m, vencendo Jaak Uudmae, um ano depois dos Jogos Olímpicos e o futuro recordista mundial Willie Banks, dos Estados Unidos).
João do Pulo foi o porta-bandeira do Brasil no desfile de abertura das Olimpíadas de Montreal 1976 e em Moscovo 1980.
João do Pulo foi o principal ídolo do desporto dito amador brasileiro entre 1975 e 1981.
João Carlos de Oliveira teve a carreira de atleta de alta competição brutalmente interrompida em 22 de dezembro de 1981, quando sofreu um grave acidente automobilístico.
Após quase um ano internado, a sua perna direita teve de ser amputada, o que significou o encerramento da sua carreira de atleta.
Nos anos seguintes estudou Educação Física.
João do Pulo morreu em 1999, com 45 anos, devido a uma cirrose hepática e uma infecção generalizada; passou os últimos anos de vida sozinho, sofrendo de depressão, alcoolismo e com problemas financeiros (chegou a ser preso por não pagar a pensão alimentícia a um de seus dois filhos).
A sua única fonte de rendimento era a pensão de segundo tenente reformado do Exército.
O seu record mundial do triplo salto apenas foi batido quase dez anos depois, pelo norte-americano Willie Banks, com 17,90 m, em Indianápolis, em 16 de junho de 1985
O seu record brasileiro e sul-americano só foi batido mais de vinte e um anos depois, por Jadel Gregório, com 17,90 m, em Belém, em 20 de maio de 2007 (que coincidentemente também foi atleta do antigo técnico de João do Pulo).
Foi eleito pela Federação Mundial de Atletismo como o 4.º maior triplista da história, João também teve seu nome marcado na MPB, sendo homenageado pelos compositores Aldir Blanc e João Bosco com a canção "João do Pulo".

Sem comentários:

Enviar um comentário