Previsão do Tempo

quinta-feira, 28 de maio de 2015

A 28 de Maio de 2006 - Deu-se a Solene Beatificação de Madre Rita


Rita Lopes de Almeida nasceu no lugar de Casalmendinho, freguesia de Ribafeita, conselho de Viseu, a 5 de março de 1848. Era filha de Manuel Lopes e de Josefa de Jesus de Almeida, lavradores. Por ordem de nascimento, era a quarta de seis irmãos.
Desde criança sentiu, de várias maneiras, luminosos apelos à vida de união com Deus.
Apenas com vinte e quatro anos de idade a voz de Deus inspira-a a fundar um convento para albergar aí toda a classe de mulheres e crianças e as livrar da corrupção. Passa por muitas e diversas tribulações durante oito anos, até escutar do diretor espiritual a confirmação de que se trata de inspiração divina e que pode fundar a Congregação, algo que veio a concretizar-se a 24 de Setembro de 1880.
O clima republicano não era o mais favorável. Foi um período de grave agitação político-social. A Maçonaria não a deixa em paz. Rita, porém, levada sempre pela fortaleza do Espírito Santo, consegue superar as mais fortes muralhas. O seu arrojo e espírito de fortaleza só lhe fazia temer o pecado e nunca os inimigos de Deus.
Também a nível de comunidade religiosa suporta graves contradições. Só a heróica virtude de Rita, apoiada na vontade divina, consegue refundar o Instituto e restituir-lhe o primitivo fervor.
Quando o Instituto JMJ difundia o seu bom nome nas dioceses de Portugal, a revolução de 1910 lança tudo por terra.
Não desiste, porém, do seu projeto de sempre. Em pouco mais de dois anos consegue arranjar lugar no Brasil para ali colocar as irmãs do Instituto.
No mesmo dia do embarque do segundo grupo de irmãs, Rida de Jesus entrega a Deus o seu espírito a 6 de Janeiro de 2013, na freguesia de Ribafeita.
O funeral foi um pregão solene do seu heroísmo cristão, religioso e social.
O processo para a sua beatificação entrou na Sagrada Congregação para a Causa dos Santos no ano de 1997. Em 2003 foi declarada Venerável e no dia 11 de março de 2004 foi aprovado o milagre que permite a Beatificação.
A Solene Beatificação de Madre Rita deu-se a 28 de maio de 2006, em Viseu.

Sem comentários:

Enviar um comentário