Previsão do Tempo

sexta-feira, 29 de maio de 2015

A 29 de maio de 1944 - Nasceu Maurice Rupert Bishop

 
Maurice Rupert Bishop nasceu em Aruba/Granada a 29 de maio de 1944 e foi assassinado a 19 de outubro de 1983, com 39 anos, pelo imperialismo norte-americano, foi um advogado e político revolucionário de Granada.
Maurice licenciou-se em Direito na Grã-Bretanha.
Em 1966 casou com Angela Redhead. Tiveram dois filhos, John e Nadia. Angela Bishop emigrou para o Canadá com os dois filhos em 1981, quando Bishop era primeiro-ministro
O Movimento New Jewel, ao qual pertencia, derrubou o regime de Eric Gairy em 1979 e nomeou-o primeiro-ministro do Governo Revolucionário e Popular de Granada.
O seu governo levou a cabo muitas alterações políticas a favor dos trabalhadores e do povo e estreitou relações com Cuba, URSS e outros países socialistas ou progressistas.
Bishop iniciou vários projetos, incluindo a construção de um novo aeroporto internacional no extremo sul da ilha.
O imperialismo estava a agir para destruir esta experiência revolucionária desta pequena ilha, no contexto de uma ofensiva contra o socialismo.
Ronald Reagan, fantoche dos verdadeiros detentores do poder, os capitalistas, arranjou o “pretexto” para agir e esse pretexto era de que Bishop queria utilizar o novo aeroporto como base militar soviética.
E assim encontraram os LACAIOS para que com eles, à semelhança do que fizeram no Chile e em várias partes do mundo, dessem um golpe de estado contra Bishop, preparando a invasão de Granada.
Finalmente, o novo aeroporto ficou completo com ajuda dos Estados Unidos, alguns anos depois.
Mais tarde, ao nível internacional, como em muitas outras situações, PROVOU-SE que na sua construção apenas havia trabalhadores civis cubanos e nenhum assessor militar cubano ou soviético.
Em outubro de 1983, ao regressar de uma visita diplomática à Checoslováquia e Hungria, Bishop foi derrubado pelos partidários do vice-primeiro-ministro Bernard Coard (antigo companheiro de Bishop), e colocado sob detenção domiciliária, após a qual as relações de Granada com Cuba e com o resto dos países socialistas se deterioraram.
Cá está um LACAIO DO IMPERIALISMO, bem pago para trair um camarada e ex-amigo, assim como o seu povo!
O povo movimentou-se, resistiu e lutou e uma revolta popular iria libertá-lo!
No entanto, o governo do traidor Bernard Coard, apoiado por Hudson Austin, ordenou a sua execução na base militar de Fort Rupert.
Bishop foi executado em 19 de outubro de 1983, junto com a sua companheira e ministra da Educação do seu governo, Jacqueline Creft e o mesmo aconteceu a outros membros do seu executivo, como Unison Whitman.
Durante a invasão de Granada, feita pelos yanquis e ocorrida a partir de 25 de outubro, os Estados Unidos tomaram de assalto o aeroporto em construção, morrendo na operação vários trabalhadores civis cubanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário