Previsão do Tempo

domingo, 31 de maio de 2015

A 31 de Maio de 1947 - Protestos de alunos na Faculdade de Medicina de Lisboa contra a ditadura do Estado Novo são calados com a intervenção violenta da polícia de choque. O professor António Flores, diretor da Faculdade, apresenta a demissão.

Ficheiro:Oliveira-J-Candido.jpg
João Cândido de Oliveira (1906-1991
Sucedeu a Nicolau Bettencourt e, após o falecimento inesperado deste, apressaram-se as provas de doutoramento e agregação, sob os auspícios de Pulido Valente. Dedicou a sua carreira à prática, desenvolvimento e docência da bacteriologia.
Foi envolvido no processo com que Salazar varreu a FML, tendo sido aposentado compulsivamente, em 14/06/1947 e reintegrado em 24/09/1947, face à onda de protestos então levantada. Levou o seu munus até à jubilação, com prestígio para a FML e bacteriologia nacional.
A cidade de Lisboa homenageou-o, atribuindo o seu nome a uma rua do bairro do Lumiar (Rua Prof. Cândido de Oliveira)

ANTÓNIO JOSÉ PEREIRA FLORES
 
Concluída a licenciatura (1906), partiu para França, passando depois para a Alemanha, onde frequentou as grandes clínicas neurológicas, detendo-se aí cerca de 5 anos. Nos seus estágios esteve com Aloi Alzheimer. Foi-lhe destinado um trabalho sobre o sistema nervoso do ouriço caixeiro, o qual viria a ser publicado na Alemanha e traduzido para português, constituindo a sua tese. Regressou a Portugal na altura em que era criada a FML e, com ela, a cadeira de Neurologia (1911); no entanto, não conseguiu a cátedra que seria entregue a Egas Moniz, processo aliás que não foi pacífico no seio da classe médica lisboeta. António Flores detinha uma sólida preparação neurológica e foi o grande clínico da Escola de Neurologia de Lisboa. Segundo Juvenal Esteves, as suas “Lições de Neurologia” constituíram um dos pontos mais altos do ensino na FML do seu tempo. Por limitações no quadro de Neurologia da FML, viria a ocupar a cátedra de Psiquiatria e só mais tarde transitaria para a de Neurologia, sucedendo a Egas Moniz. Em 31 de Maio de 1947 demitiu-se de Director da FML, na sequência de uma carga policial. Fez parte da comissão que acompanhou a criação do Hospital Júlio de Matos, do qual viria a ser director. Viria a ser homenageado com a atribuição do seu nome (Centro de Alcoologia de Lisboa António Flores) no Hospital Júlio de Matos. Na Amadora existe a Rua Prof. Dr. António Flores

Sem comentários:

Enviar um comentário