segunda-feira, 13 de julho de 2015

A 13 de Julho de 2003 -- Morre Henrique Barrilaro Ruas, 81 anos, professor, ensaísta, deputado de 1979 a 1983, co-fundador do Partido Popular Monárquico.



Henrique José Barrilaro Fernandes Ruas, era licenciado em Ciências Históricas e Filosóficas pela Universidade de Coimbra tendo frequentado, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e do Instituto de Alta Cultura, o Institut Catholique de Paris e a Ecole de Chartres. Foi director do Centro Académico da Democracia Cristã (1942-43), em Coimbra. Leccionou na Faculdade de Letras de Lisboa (1953-57), no Instituto Comercial de Lisboa (1962-76) e, entre outros, no Centro de Estudos Sociais e Corporativos (1957-62), na Universidade Livre e no Instituto das Novas Profissões. Foi director do Centro Nacional de Cultura e director literário da Ed. Aster, entre os anos 60 e os 80. Integrou a Comissão Eleitoral Monárquica de Lisboa, em 1969, e foi um dos fundadores do Partido Popular Monárquico, que representou como deputado na Assembleia da República (1979-83). Esteve ligado a vários títulos da imprensa periódica entre os quais, “Cidade Nova”, de que foi um dos fundadores, “Biblos”, “Brotéria”, “Revista Portuguesa de História”, “Revista Gil Vicente”, ou “Estudos Corporativos”.
O seu espólio reflecte as investigações que levou a efeito incluindo, nomeadamente, os seus ficheiros, o material preparatório da obra publicada e dossiers das instituições a que esteve ligado. Inclui também o epistolário, documentos biográficos e recortes de imprensa.