Previsão do Tempo

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

A 9 de Setembro de 1901 - Morreu o pintor francês Henri de Toulouse-Lautrec


Toulouse Lautrec,un cronista social del siglo IXX from jrtorresb



Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa foi um pintor francês, nasceu em Albi, no dia 24 de Novembro de 1864, e faleceu em Gironde, França, a 9 de Setembro de 1901. Foi um pintor pós-impressionista e retratou a boémia de Paris do final do século XIX.
Foi o artista que revolucionou o design gráfico na publicidade, sendo precursor da Art Nouveau. Era de família aristocrática, filho do Conde Alphonse de Toulose-Lautrec e de Adéle Tapié de Céleyran.
Sofria de uma doença desconhecida na época, hoje sabe-se que era distrofia poli-hipofisária (insuficiência no tecido ósseo). Aos 12 anos, fracturou o fémur esquerdo, e aos 14, o direito.
Na fase adulta, não ultrapassou 1,52 m de altura. Quando ficava de repouso, aproveitava o tempo para desenhar e pintar. Aos dezasseis anos, começou a estudar pintura com Leon Bonnat e posteriormente com Fernand Cormon. Em 1872, já havia ingressado no Liceu Fontanes, tornando-se bacharel em 1881.
Ao conhecer o bairro de Montmartre, local de má fama, prostituição e casebres de operários, decidiu lá morar e montar o seu estúdio em busca de inspiração. Passou a frequentar o Moulin Rouge e vários cabarés.
A partir de então passou a pintar sobre a boémia parisiense. Toulouse-Lautrec foi contratado para fazer os cartazes de inauguração do Moulin Rouge, passando a ter assento cativo na casa nocturna. Retratou cantoras como Yvette Guilbert, e a dançarina Louise Weber.
Faleceu aos 36 anos, de sífilis e alcoolismo, no castelo de Malromé (perto de Bordéus) e teve reconhecimento artístico lento. Em menos de vinte anos de trabalho, deixou uma obra de grande qualidade e marco histórico para a comunicação comercial.

Sem comentários:

Enviar um comentário