Previsão do Tempo

domingo, 18 de outubro de 2015

A 18 de Outubro de 1741 - Nasce o escritor francês Choderlos de Laclos, autor de "Ligações Perigosas".



Pierre Ambroise François Choderlos de Laclos passou para a história da literatura universal como o autor da obra As Ligações Perigosas. Nasceu no dia 18 de Outubro de 1741 e morreu a 5 de Setembro de 1803. Soldado do exército francês, Choderlos de Laclos veio a obter reconhecimento como escritor. Aos 18 anos, Laclos optou pela carreira militar, entrando na escola de artilharia. O tédio e a solidão nas guarnições em cidades do interior, porém, acabaram levando-o para a literatura. Apesar do sucesso com As Ligações Perigosas, obra publicada em 1782, Laclos também brilhou como militar. Ele foi nomeado general por Napoleão Bonaparte , em 1800, e participou activamente de algumas campanhas bem-sucedidas do imperador.
O principal objectivo de Laclos com As Ligações Perigosas foi mostrar a libertinagem da decadente aristocracia francesa no final do século XVIII: o jogo da sedução era uma forma de diversão para os nobres que assim tentavam escapar do tédio nos últimos anos antes da Revolução Francesa. Este despropósito moral é, de certa forma, atenuado pelo brilhantismo com que a obra é redigida. Ao invés de horrorizar-se com a depravação das personagens principais, Valmont e a marquesa de Merteuil, o leitor acaba por ficar fascinado pela precisão matemática que marca cada etapa da intriga.
Laclos utiliza no livro o recurso das cartas, solução tornada famosa por Samuel Richardson, e o seu brilhantismo verbal transforma cada epístola numa perfeita transcrição do carácter de quem a escreveu. Tão insidiosa é essa habilidade que Cécile de Volanges permanece inexoravelmente como uma personagem estúpida, por quem é difícil de se ter qualquer preocupação de carácter emocional.
Além de escrever As Ligações Perigosas, Laclos produziu também outras obras. Uma delas, Uma Carta à Academia Francesa Sobre o Senhor Marechal de Vauban (1786), causou-lhe tantos problemas que ele acabou por ser expulso do exército. Um ano depois da revolução, em 1790, ele aceitou servir sob as ordens do duque de Orleães e tornou-se militante do partido dos jacobinos . Preso em 1793, durante o período conhecido como Terror, Laclos foi libertado e detido novamente e só voltou à liberdade um ano depois. Após a reabilitação e a promoção concedida por Napoleão, em 1800, Laclos serviu nas campanhas do Reno e da Itália. Morreu em Taranto, em 1803.

Sem comentários:

Enviar um comentário