Previsão do Tempo

terça-feira, 20 de outubro de 2015

A 20 de Outubro de 1935 - A Grande Marcha liderada por Mao Tsé-tung é concluída



Epopeia histórica de cerca de 10 mil quilómetros, empreendida pelo exército vermelho comunista chinêsentre Outubro de 1934 e Outubro de 1935.
Desde 1927 que o Partido Comunista Chinês, em expansão e cada vez mais afastado do modelo soviético, haviaentrado em conflito com o líder Guomindang (ou Kuomintang) Chiang Kai-shek. Desprovidos de um exército naverdadeira acepção da palavra, os comunistas, acossados pelas tropas modernas e prestigiadas de Chiang Khai-shek, foram obrigados a entrar na clandestinidade e a procurar refúgio nas montanhas do Sul da China ondeorganizaram diversas células de intervenção local.
Em 1930, apesar das condições em que sobrevivia, o Partido proclamou, nestas montanhas, a 1.ª RepúblicaComunista Chinesa. A reacção do Kuomintang não se fez esperar; os comunistas foram cercados, encurraladose ameaçados de extermínio. É neste contexto que os seus líderes decidem abandonar este refúgio, onde sedestacavam as bases da província de Jiangxi e juntar-se a um núcleo do Partido entretanto constituído no Norteda China, em Shensi (ou Shaanxi), próximo da fronteira com a União Soviética.
Em Outubro de 1934 mais de 100 mil homens iniciam um enorme e penoso êxodo. Em Janeiro, a marcha foiinterrompida em Zunyi (Tsun-i) para a realização de uma conferência onde Mao Zedong (Mao Tsé-Tung) seconfirmou como líder incontestado do Partido. A retirada prosseguiu depois, sempre sob condições dramáticas:desde logo, o terreno, extremamente difícil, e as más condições climatéricas complicavam o avanço; por outrolado, os ataques das forças de Chiang Kai-shek, agravados pela fome e pela doença que grassavam entre oscomunistas, provocaram baixas consideráveis. Calcula-se que dos 100 mil que começaram a marcha, apenascerca de 10 mil a terão concluído (de qualquer modo, os números avançados pelos estudiosos são muitovariáveis, havendo quem aponte que a marcha começou com cerca de 140 mil homens, terminando apenas comcerca de 40 mil). Até chegarem a Shensi os homens da Longa Marcha contornaram a China pelo Tibete, Koukor eKansu.
Aquilo que foi uma retirada forçada converteu-se numa verdadeira vitória moral, num feito tornado épico, umverdadeiro tónico na luta que conduziu o Partido Comunista ao poder.
Exactamente um ano depois do início da Longa Marcha, Mao Tsé-tung chega à província de Shensi, no noroeste da China, em 20 de Outubro de 1935, com cerca de dez mil sobreviventes e instala o quartel general do Partido Comunista. A épica luta contra as forças nacionalistas de Chiang Kai-shek durou 368 dias e cobriu 10 mil quilómetros.
À chegada a Shensi foi proclamada a 2.ª República Comunista da China; em 1949, Mao e os seus tenentes LinBiao (Lin Piao), Zu De (Chu Teh), Zhou Enlai (Chou En-lai) e Deng Xiaoping (Teng Hsiao-p'ing) eram senhores de toda a China.


Sem comentários:

Enviar um comentário