Previsão do Tempo

domingo, 1 de novembro de 2015

01 de Novembro de 2015 - Morreu José Fonseca e Costa



O realizador José Fonseca e Costa faleceu na manhã deste domingo no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O Expresso soube que o cineasta português morreu vítima de uma pneumonia, na sequência de uma pré-leucemia.
Nascido em Angola a 27 de junho de 1933, Fonseca e Costa mudou-se para Lisboa em 1945. Em 1951 entraria no curso de Direito da Universidade de Coimbra, mas acabaria por trocá-lo para se dedicar à sétima arte.
O seu percurso profissional tem início Itália, nos anos 60, num estágio com Michelangelo Antonioni no filme “L' Eclisse” (“O Eclipse”). Inicialmente, ficaria conhecido pelo seu trabalho como documentarista e realizador de filmes publicitários.
Sócio-fundador do Centro Portugês de Cinema, é um dos pioneiros do movimento do Novo Cinema em Portugal. A sua carreira ficou marcada por filmes como “O Recado” (1972), “A Mulher do Próximo” (1988) e “Cinco Dias, Cinco Noites (1996). Mas seria “Kilas, o Mau da Fita” (1981) o seu filme mais famoso - e um dos maiores êxitos de bilheteira da história do cinema português.
Fonseca e Costa foi ainda dirigente da Associação de Realizadores de Cinema e Audiovisuais e presidente do Conselho de Administração da Tobis Portuguesa.
O produtor Paulo Branco - que estava a produzir o último filme do realizador, “Axilas”, baseado num conto de Ruben da Fonseca - afirmou, em declarações à Lusa, que o realizador decidiu avançar com este projeto recente “que era muito importante para ele”.

Sem comentários:

Enviar um comentário