Previsão do Tempo

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

A 08 de Dezembro de 1911 - Foi fundado o Sport Comércio e Salgueiros (Salgueiral)



O Sport Comércio e Salgueiros, fundado em 8 de dezembro de 1911, é um clube multi-desportivo com sede na freguesia de Paranhos, no Porto.
No tempo do fascismo, quando o futebol ainda era praticado nas ruas pela miudagem de pé descalço, com bolas de trapos envolvidos por uma meia velha, Portugal estava ainda longe de conhecer a o que viria a ser hoje uma modalidade desportiva tão popular como o futebol.
Decorria o ano de 1911 e um grupo de amigos, o Joaninha (João da Silva Almeida), o Aníbal Jacinto e o Antenor, depois de assistirem a um Porto-Benfica no Campo da Rainha, reuniram-se e resolveram fundar um clube de futebol.
Embora parecendo um impulso de euforia após um jogo de futebol Porto-Benfica, de facto, junto do candeeiro 1047, entre as ruas da Constituição e Particular de Salgueiros, nasce o sonho de um grupo de rapazes, e que começou a ganhar forma e daí veio a nascer o Sport Grupo e Salgueiros, esse mítico e popular clube do Porto.
Embora já houvesse nome, era necessário dar forma à equipa de futebol!
Com muita carolice, todas as noites após o trabalho e o jantar, os "rapazes" reuniam-se debaixo do candeeiro 1047 para debater e acertar ideias e começar a construir o clube.
O clube oficializa-se com os primeiros jogos, mas era necessário arranjar dinheiro para comprar camisolas e umas botas para os jogadores.
Estava-se próximo do Natal de 1911 e os "rapazes" lembraram-se de organizar um grupo de Boas Festas e foram cantar as janeiras aos vizinhos de porta em porta, pedindo apoio!
Angariaram a modesta quantia de 2.800 Reis, o que lhes permitiu comprar a primeira bola de futebol.
Bola já havia, mas faltavam as camisolas. Ficou decidido que estas seriam vermelhas.
Seria então de vermelho, vermelho cor de sangue e paixão que seriam as camisolas do Sport Grupo e Salgueiros até aos dias de hoje!
O primeiro terreno seria na Arca D´Água, onde o clube teve como primeiros adversários o Sport Progresso, o Carvalhido Football Clube entre outros.
A partir daí o Sport Grupo e Salgueiros começou a sua longa caminhada no futebol nacional.
Na época de 1916/17 o clube ostentava a designação de Sport Porto e Salgueiros, esta mudança de nome deve-se a uma questão de orgulho.
Em 1920 após uma profunda crise do Sport Porto e Salgueiros, o Clube decidiu fundir-se com o Sport Comércio, outro clube da cidade, e surgiu então o Sport Comércio e Salgueiros como hoje conhecemos.
O Sport Comércio e Salgueiros é uma agremiação de utilidade pública que conta com as seguintes honras: Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique (28 de Janeiro de 1987), Medalha de Mérito Desportivo e Medalha de Ouro da Cidade do Porto.
A letra do Hino do Salgueiros é da autoria de José Guimarães.
Um século depois, o Salgueiros regista 24 presenças no principal campeonato de futebol e é o 13º clube nesse ranking. 750 jogos, 197 vitórias, 183 empates e 360 derrotas. Na Taça de Portugal foi quatro vezes aos quartos-de-final (1951/52, 1957/58, 1964/65 e 2001/02).
Mas tudo isto veio a conduzir a uma situação catastrófica em vários pontos de vista e fundamentralmente ao nível financeiro, que levou a que em 2004 o futebol profissional fosse “encerrado”.
Na verdade, por muito pouco não destruiu o clube portuense. O tempo e algumas gestões ruinosas. Mas o tempo, também ele, curou as feridas mais profundas e deu uma nova oportunidade à instituição. Essa oportunidade chama-se Salgueiros 08 e é a estrutura criada para competir no futebol sénior, na impossibilidade do SC Salgueiros se inscrever
Presentemente, o futebol profissional do clube não está activo.
O Salgueiros conta apenas com escalões de formação com:
2 equipas de juniores, uma disputará o Campeonato Nacional 2009/10, outra a 1ª Distrital
2 equipas de juvenis, uma disputará o Campeonato Nacional 2009/10, outra a 1ª Distrital
2 equipas de iniciados, uma a disputar o Campeonato Nacional 2009/10, outra a 2ª Distrital
3 equipas de infantis, a disputar o Campeonato Distrital (uma delas no F7)
3 equipas de escolas, a disputar o Campeonato Distrital (F7)
O Clube ainda possuí escolas abertas.
Depois do abandono do futebol senior em 2004, a equipa senior do Salgueiros regressou à competição em 2008/2009, com a participação na 2ª Divisão da AF Porto, o escalão mais baixo das competições distritais no Porto, terminando a sua séria no 1º lugar e tornando-se campeão, subindo assim à 1ª Divisão da AF Porto.
A equipa tem o nome provisório de Sport Clube Salgueiros 08, devido à impossibilidade de registar jogadores sob o seu antigo nome, em virtude das dívidas do clube.
O antigo capitão Pedro Reis é o actual treinador, contando igualmente com quatro antigos jogadores profissionais, Fernando Almeida, Heitor, Cau e Renato.
Na época de 2008/2009 assiste-se também ao regresso do futebol feminino com uma equipa sénior. Esta equipa disputou o campeonato distrital da AF Porto.
Em 2006 o Salgueiros sagrou-se campeão nacional de polo aquático pela 12ª vez consecutiva.
Apesar de em 2007 não ter conseguido revalidar o título, terminando no 2º lugar, o Salgueiros voltou a sagrar-se campeão em 2008.
No andebol, o Salgueiros conta neste momento com os escalões de formação, masculino e feminino, sendo que o maior realce verificado será a existência do escalão sénior feminino para a época 2008/2009, pela primeira vez na sua longa história de existência, sinal considerado por muitos como o grande feito e sinal do recuperar da alma salgueirista, juntamente com a nova equipa de futebol sénior criada com o novo nome de Sport Clube e Salgueiros 2008.

O SALGUEIRAL continua POPULAR como sempre!

Sem comentários:

Enviar um comentário