sábado, 6 de fevereiro de 2016

A 6 de Fevereiro de 1945 - Nasceu Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley



Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley nasceu em Nine Mile/Jamaica a 6 de fevereiro de 1945 e morreu em Miami/EUA a 11 de maio de 1981, com 36 anos.
Foi um músico,cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o género.
Já se venderam mais de 75 milhões de discos de Bob Marley.
A maior parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos.
Levou, através de sua música, o movimento rastafari e suas ideias de paz, irmandade, igualdade social, libertação, resistência, liberdade, luta e amor universal ao mundo.
A música de Marley foi fortemente influenciada pelas questões sociais e políticas da sua terra natal, fazendo com que o considerassem a voz do povo negro, pobre e oprimido da Jamaica e do mundo.
Possuía o dom de saber conjugar canções românticas e canções de intervenção com poemas evocativos, e também o seu estilo de cantar se revelou marcante.
A África e seus problemas como a miséria, guerras coloniais e domínio colonial, também foram centro de assunto das suas músicas, por se tratar da terra sagrada do movimento rastafari.
Em 1972, com o grupo Bob Marley and The Wailers lançou internacionalmente o seu primeiro álbum de reggae intitulado Catch a fire.
As suas músicas mais conhecidas são " I Shot the Sheriff "," No Woman, No Cry"," Could You Be Loved "," Stir It Up "," Get Up, Stand Up "," Jamming "," Redemption Song "," One Love/People Get Ready ", "Exodus", "Is this Love" e " Three Little Birds ", assim como lançamentos póstumos como "Buffalo Soldier " e " Iron Lion Zion ".
A coletânea “Legend”, lançada três anos após sua morte e que reúne algumas músicas de álbuns do artista é o álbum de reggae mais vendido da história.
Bob foi casado com Rita Marley, de 1966 até a morte, uma das I Threes, que passaram a cantar com os Wailers depois que eles alcançaram sucesso internacional.
Ela foi mãe de quatro de seus doze filhos (dois deles adoptados), os renomados Ziggy e Stephen Marley (lê-se Stivân), que continuam o legado musical de seu pai na banda Melody Makers.
Outros de seus filhos, Ky-Mani Marley, Julian Marley e Damian Marley (vulgo Jr. Gong) também seguiram carreira musical.
Bob Marley foi eleito pela revista Rolling Stone o 11º maior artista da música de todos os tempos.
Bob Marley adoeceu com um melanoma maligno na pele, tentou vencê-lo com tratamentos naturistas de um médico alemão durante, entre 1980 e o início de 1981. Durante algum tempo, o estado de Marley parecia ter se estabilizado com esse tratamento, mas o cancro estendeu-se a ouras partes do corpo e nada foi possível! A doença vencia Bob Marley.
Em maio de 1981,face à situação, Bob Marley já abatido pela doença, resolveu retornar para sua casa na Jamaica para passar seus últimos dias junto à família e amigos.
Bob Marley não conseguiu completar a sua última viagem, tendo que ser internado num hospital de Miami.
Faleceu pouco antes do meio-dia de 11 de maio de 1981. Menos de 40 horas depois de deixar a Alemanha.